Crianças nervosas – hiperatividade (ajuda nos sintomas) (TDAH) – 3

Plantas Relacionadas na Literatura: Camomila, Uva, Cravo-da-Índia, Ginkgo biloba, Maracujá (várias espécies Passiflora spp) e Abacate.
Sintomas e Causas : TELES: crianças com excesso de irritabilidade e que demostram irritação permanente sem explicação plausível. Estas alterações de humor, devem ser levadas a um especialista em psicologia que após um diagnóstico recomendará um tratamento. O uso de fitoterapia neste caso é recomendável, por não ter efeitos colaterais (iatrogênicos) extremamente danosos nesta idade.

Tratamentos Fitoterápicos Propostos

Tratamentos Propostos : Uso interno, planta toda (melhor quando colhida no início florescimento), infuso, decocto, cps do pó, Camomila (Antheris nobiliis) (Matricaria chamomilla), ver dados da planta. No caso de preparados na forma aquosa usar: até 2 anos: 1 gota/kg; de 3 anos à 7 anos: uma colher de café; de 7 até 12 anos: uma colher de chá. Em todas as idades, usar 3 vezes ao dia. No caso de usar na forma de cápsulas contendo pó seco e moído da mistura de plantas indicadas ou de uma planta, tomar 1 cápsula, 3 vezes ao dia, 15 minutos antes das refeições, “em estado de fome”, ou quando se fizer necessário. Em adolescentes com esta patologia, podemos usar o composto Dirceu: Calma e a planta Maracujá (Passiflora alata).
Segundo a berçarista Viviane [Amigo Gemano], com uma criança com idade inferior a 2 anos não se pode fechar diagnóstico de Hiperatividade pois nesta idade a criança ainda não pode demonstrar sintomas pertinentes a esta patologia. Recomenda ações calmantes, tais como banho morno, massagem corpóreas e principalmente massagens na região entre os olhos. Palavras monótonas em tom baixo e acalentadoras no mesmo timbre, promovem uma ação fortemente positiva na mente da criança com geração de sonolência e posterior sono. Segundo Dra Rita [psicóloga] em trabalhos recentes, a dieta de açúcar branco não atua criando ou promovendo hiperatividade. Recomenda que as mães procurem ficar o mais tranquilas possíveis no manejo da criança.

AUTORAS   Maria Aparecida Michiatti Garzella Girardi 1 Juliana de Alcântara Silveira Rubio 2    http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes/pdf/v3-n1-2012/M_Aparecida.pdf

Existem tratamentos alternativos como o fitoterápico e homeopático que têm demonstrando eficácia no tratamento da hiperatividade. O tratamento de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade exige um esforço coordenado entre os profissionais das áreas médicas, saúde mental e psicológica, em conjunto com os pais. Esta combinação de tratamento oferecido por diversas fontes é denominada de intervenção multidisciplinar. Um tratamento com esse tipo de abordagem inclui: treinamento dos pais quanto à verdadeira natureza do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, um desenvolvimento de estratégias de controle efetivo de comportamento, programa pedagógico adequado, aconselhamento individual e familiar, quando necessário para evitar o aumento de conflitos na família e uso de medicação quando necessário. Aumenta a cada dia o reconhecimento da eficiência dos tratamentos na redução dos sintomas imediatos apresentados por pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Os pesquisadores acreditam que somente reduzir os sintomas da criança com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade não traz resultados satisfatórios em longo prazo. Assim, aumenta a consciência de que os fatores que predispõem todas as crianças a uma vida bem sucedida são especialmente importantes para as crianças que apresentam problemas relacionados a distúrbios como o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Há uma maior aceitação da necessidade de equilibrar a balança para as pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Portanto, os tratamentos são aplicados para permitir alívio dos sintomas enquanto se trabalha no sentido de assistir a pessoa a construir uma vida bem sucedida. Referências Bibliográficas BARKLEY, Russel. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): g

Dieta e Cuidados Recomendados : Evitar consumo de bebidas e comidas excitantes tais como refrigerantes tipo “cola”, mesmo tipo diet, café, chocolate, etc.