Videira – [Uva]

Nome cientifico: Vitis vinifera L. (Vitis spp.)

Sinonímia (NO BRASIL, PELAS DIMENÇÕES TERRITORIAIS DO NOSSO PAIS, É NORMAL A REPETIÇÃO DE NOMES COMUNS DE PLANTAS TOTALMENTE DIFERENTES EM DIFERENTES PARTES DO PAIS): Rústicas de mesa: Niagara Branca, Niagara rosada, Isabel, Concord, etc. Finas de mesa: Itália, Rubi, Benitaka, Braisl, Red Globe, Patrícia, etc. Sem sementes: IAC-514-5 "Maria", IAC-457-11 "Paulistinha", IAC-572, 420-A "Centennial Seedless"; Para indústria: Máximo, Seibel-2, Isabel, Rainha, Niagara branca, Niagara rosada, Jd 930, "Madalena", etc.

Composição Química:

Fonte de Vit. A, Vit. B1 ( Tiamina ), Vit. B2 ( Riboflavina), açúcares, sais minerais, taninos, flavonóides, pigmentos anticiânicos.(UFLA)
—————————————————————————–
Dr A.C. >>> flavpnoides; taninos; tartaratos; inositol; carotenos; colina e açúcares; o fruto contem ácido tartarico e malico; pectina; taninos; glicosideos; flavonas e antocioninas [folhas e frutos da uva roxa]; as antocianinas reduzem a permeabilidade capilar;


Dados para Cultivo

Propagação: Mudas enxertadas em porta-enxerto recomendado.

Espaçamento: Varia com a variedade e finalidade escolhida.

Época de Plantio: Mudas enraizadas, ensacoladas: campo: outubro a dezembro.

Época Colheita: Fruto: regiões tradicionais: dezembro a março; regiões Oeste-Noroeste: março a abril e outubro a novembro.


Informações Gerais

Contra Indicações:

Os doentes do fígado devem evitar a variedade moscatel pois tendo elevado teor de açúcar, poderia prejudicar este órgão.

Teles, pela mesma razão, recomenda o cuidado no consumo dos diabéticos, principalmente os do tipo II;
Dr Marco Antônio Dias recomenda para dibéticos o vinho tinto,seco e com índice GL maior de 14 % {por ter menos açúcar }

Valor Alimenticio:

Graças às substância aquosas e sais de potássio, atua como depurativo do sangue ajudando a eliminar substâncias tóxicas. O seu ferro facilmente assimilável atua como renovador dos tecidos, substituindo os alimentos ferruginosos sem fatigar o estômago. Como fixa as gorduras atua como alimento energético revitalizando o organismo. Tem efeito desintoxicante, exercendo ação laxante e diurética. Pode ser consumido de diversas formas: suco, in natura, vinho (respeitando-se dose é um estimulante energético), geleias, etc.
—————————————————————————————
Dr A.C. >>> Como o conteúdo nutritivo da uva é proximo daquele do plasma sanguíneo, o jejum a base de uvas, é recomendado para desintoxicação; o fruto seco [uva-passa]  é suavemente expectorante  e emoliente atuante na tosse;

 


Uso Medicinal

Uso Principal:

Estudos recentes indicam a sementes de uva como fornecedoras de Tirosina que pode ser usada como suplemento nutricional para atuar na produção de neurotransmissor que entre outras ações bioquímicas aumenta a produção de Dopamina, produzindo efeitos favoráveis na hiperatividade (ver dados desta patologia usando a palavra-chave HIPERATIVIDADE neste site. Ver outros suplementos para estimular Dopamina em Alim. Funcionais também neste site.Estudos indicam o uso de preparados farmacêuticos da semente da uva para tratamento de problemas envolvendo a mácula da retina dos olhos (problemas neurológicos)que são: Radifree, ou Vinera, ou Celox, uso oral, 3 vezes ao dia, doses recomendadas nas bulas.

Informação pessoal de Dr. Milton Maguolo Filho, indica uso para melhorar circulação dos olhos influenciando positivamente em casos diagnosticados como “mácula da retina” [fundo dos olhos].

Uso Normal:

Atua sobre o fígado, rins, intestinos. Atua nos intoxicados, arterioscleroses, comedores pletóricos. Ativa a diurese (rins), intestinos (substâncias pépticas e tartaratos), fígado (açúcares). É peitoral, refrescante, depurativa, diurética, aperitiva, calmante (ajudando na ansiedade), anti-escorbútica, tônica, reconstituinte. Fluidifica o sangue enriquecendo de glóbulos vermelhos, regulariza a circulação sanguínea e a respiração, refresca os intestinos, melhora nas diarreias e disenterias, tonifica o organismo. Favorece a mudança da flora bacteriana no intestino, dificultando a formação de produtos tais como indol, escatol e fenol, normalmente resultados de putrefação intestinal (que representam grandes riscos para a saúde). Ativa as funções hepáticas principalmente a produção de bílis, sendo indicada na cura da icterícia, hipertrofia do fígado, hiperemia do fígado dos alcoólatras, no catarro crônico das vias hepáticas. Atua nas bronquites crônicas, no catarro crônico dos pulmões, na tuberculose. Bom para os rins, atuando na nefrite, catarro vesical, pertubações da bexiga e do aparelho urinário. Como tem poder de fixação das gorduras, atua como formação de “poupança energética do organismo” atuando nas moléstias que provocam desnutrição e debilidade. Tem efeito desintoxicante, exercendo ação laxante e diurética, drena as vias biliares efetuando uma verdadeira lavagem do sangue , facilitando a eliminação dos materiais morbilosas para o exterior. Melhora a capacidade funcional dos emunctórios. Pode ser preventivo do câncer por atuar no sistema imunológico. Por todas estas razões, na antiguidade, recomendava-se um tratamento denominado “cura pela uva”, que consistia em passar-se dias alimentando-se exclusivamente com uvas, objetivando-se uma completa recuperação do organismo debilitado. Tem propriedades de abaixar taxas altas de colesterol no sangue. Pode-se usa-la também na forma de chá de folhas e gavinhas (órgão espiralado que a planta usa para fixa-la nas parreira), na dose de duas colheres de sopa de material seco e picado (folhas e gavinhas) em uma xícara de chá de água fervente sem cloro (água mineral) durante 5 minutos.
———————————————————————

óleo de semente de uva serve como hidratante para o corpo devido à sua propriedade umectante e emoliente que retém a água na pele, hidratando-a. Pode ser misturado com cremes, sabonetes e cosméticos, ou utilizado na forma de óleo puro. Ajuda na prevenção de estrias e celulites, devido à alta concentração de tocoferol, que auxilia na elasticidade dos tecidos, restaurando o colágeno e melhorando a circulação periférica. Essa propriedade de restauração de colágeno também é muito eficaz na prevenção de rugas, quando usado na pele. Ele também é muito utilizado para peles que tendem a ter acne e produção excessiva de óleo; ajuda na minimização de cicatrizes de acne e não obstrui os poros. Por se tratar de um óleo fino, é rapidamente absorvido pela pele, não deixando-a oleosa. Devido a boa absorção que esse óleo possui na pele, tem ótima aplicação para massagem.

  • O óleo também traz benefícios aos cabelos: é ótimo para hidratação de pontas ressecadas, atua na prevenção de queda de cabelo e evita que os fios se tornem quebradiços, além de se destacar pela sua capacidade de auxiliar no crescimento capilar. Quanto ao uso capilar terapêutico, o óleo de semente de uva é muito eficaz no tratamento contra dermatite seborreica (caspa), ajudando a remover os “flocos de pele” do couro cabeludo, mantendo-o hidratado. Você pode misturar o óleo ao xampu ou apenas massagear o couro cabeludo com o óleo puro.

Há inúmeras vantagens ao se usar o óleo de semente de uva. Entretanto, antes de utilizá-lo, certifique-se de que o produto é 100% natural e puro, livre de componentes que possam ser nocivos. Normalmente, produtos que contêm esse óleo podem possuir  substâncias prejudiciasim como parabenos

Sendo assim, utilize sempre o óleo de semente de uva na forma pura, conferindo os rótulos e embalagens para evitar o risco de contaminação e o contato com qualquer tipo de química. Para saber onde comprar o óleo de semente de uva puro e outros, visite a internet

óleo de semente de uva também é muito bom para a saúde. É super recomendado para fritar alimentos, pois não produz substâncias cancerígenas quando aquecido e também pode ser usado na salada. Ele ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumenta o bom, previne a hipertensão e obesidade, fortalece o sistema imunológico, sendo um excelente aliado nas dietas.
—————————————————————————————-
Dr A.C. >>> o extrato da semente de uva, tem ação potente como antioxidante e na circulação; parece normalizar a frequencia cardíaca ; estudos recentes indicam que pode ser útil na esteatose hepática não alcólica e na diabete tipo 2

 

Foto:

Foto 2: