OSTEOPOROSE – 2

Receita 1:

PEIXE AO MOLHO AGRIDOCE (Osteoporose)
Ingredientes:
1 peixe vermelho pesando cerca de 1 Kg
1/4 pepino médio sem casca
1/2 pimentão vermelho sem sementes
1 colher de óleo de canola
1 colher chá de gengibre bem picado
1 colher de alho bem picado
1 colher sopa de cebola bem picada
1/4 de pimenta dedo de moça pequena sem sementes
3 colher sopa de suco de abacaxi
2 colher sopa de polpa de tomate bem amassada
1/2 xícara de caldo de peixe
1 colher chá de maisena dissolvida em 2 colher sopa de água
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
sal e pimenta do reino a gosto
1 folha de alga seca
1 colher sopa de cebolinha verde bem picada
Modo de fazer:
Com uma faca afiada, retire as escamas e as víceras do peixe. Corte o peixe em tiras, no sentido da largura e em seguida corte cada tira em quadrados de 4 cm de lado. Reserve. Corte o pepino em fatias finas no sentido do comprimento e em seguida corte cada fatia finas e em seguida corte cada fatia em tirinhas finas. Corte os pimentões em tirinhas também. Numa panela, coloque o óleo, leve ao fogo alto e deixe aquecer. Junte os pimentões, o pepino, o gengibre, o alho, a cebola e o pedaço de pimenta, fritando e mexendo por 1 minuto. Acrescente o suco de abacaxi, a polpa de tomate e o caldo de peixe à panela, misturando com uma colher e deixando cozinhar em fogo baixo por 2 minutos. Junte a maisena dissolvida na água mexendo sem parar e deixe o molho engrossar. Retire o pedaço de pimenta da panela, junte o vinagre, tempere com sal e pimenta do reino a gosto, passe para uma tigela e reserve. Lave a panela, encha o fundo com água. Coloque uma peneira sobre a panela, leve ao fogo alto e deixe ferver. Distribua os pedaços de peixe sobre a peneira. Tampe e cozinhe no vapor por 5 minutos ou até o peixe ficar macio. Retire o peixe do fogo, passe para um prato de servir, despeje o molho agridoce por cima, polvilhe com cebolinha verde e leve imediatamente à mesa.
Serve 4.
Fonte: Guia Culinário com Alimentos Funcionais – 101 receitas preventivas e terapêuticas – de Hércules Menezes & Eveline Bertola.

Receita 2:

MOUSSE DE SALMÃO (Osteoporose)
Ingredientes:
1/2 pepino sem casca e sementes cortado pequeno
250g de salmão defumado
300 g de queijo tipo cottage
1 1/2 x de creme de leite ligth
caldo de 1/2 limão
sal e pimenta do reino
2 colher chá de estragão picado
1 envelope de gelatina sem sabor
Modo de fazer:
Corte o pepino ao meio. Tire a casca e as sementes e deixe descansar por 30 minutos. Enquanto isso, tire a pele e as espinhas do salmão e amasse bem com um garfo. Passe o queijo tipo cottage numa peneira e junte o salmão. Acrescente o creme de leite. Escorra o pepino numa peneira. Seque, usando papel absorvente, e misture o salmão. Junte o suco de limão e teste o sal. Tempere, se necessário e misture a pimenta e o estragão picado. Coloque 3 colheres sopa de água fria numa vasilha e polvilhe a gelatina na superfície. Deixe descansar por 1 minuto. Leve ao fogo brando, mexa até dissolver bem a gelatina e jogue a mistura de salmão. Ponha a mistura em 6 vasilhas pequenas e untadas. Gele por 1 ou 2 horas até assentar. Desenforme a mousse sobre pratos individuais e guarneça com fatias de pepino em conserva, folhas verdes e fatias de limão. Sirva com torradas.
Serve 6.
Fonte: Guia Culinário com Alimentos Funcionais – 101 receitas preventivas e terapêuticas – de Hércules Menezes & Eveline Bertola.

Receita 3:

TORTA DE SARDINHA (Osteoporose)
Ingredientes:
Massa:
51/3 xícaras de farinha de trigo
1 ¾ xícaras de água
1 colher de sopa de sal
1 colher de azeite de oliva
Recheio:
5 colheres de azeite de oliva
3 cebolas médias picadas
2 dentes de alho médios picados
1 pimentão verde picado
1 colher de sopa de salsa picada
1 folha de louro
1 colher de chá de pimenta do reino em pó. sal a gosto
farinha de trigo para polvilhar
manteiga para untar
600 gramas de sardinha frescas. limpas e sem espinhas temperadas com sal
1 ovo para pincelar
Modo de fazer:
Coloque a farinha de trigo. a água. o fermento em pó . sal e o azeite de oliva numa tigela grande. Com as mãos. trabalhe bem os ingredientes. até obter uma massa lisa e homogênea. Deixa a massa descansar por 1 hora em local protegido.

Enquanto isso prepare o recheio: numa panela coloque 4 colheres de sopa de azeite de oliva. junte as cebolas. o alho. o pimentão e a salsa picados e a folha de louro. Leve ao fogo forte e frite até ficarem dourados. Tempere com pimenta do reino e sal a gosto. e cozinhe por alguns minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Pré aqueça o forno em temperatura média.( 180ºC).Polvilhe uma superfície de trabalho com farinha de trigo. Divida a massa em 2 partes iguais e coloque em uma superfície enfarinhada.Com um rolo abra cada superfície da massa até ficar com 0.5 cm de espessura. Unte com manteiga uma travessa com uma metade da massa. Despeje o recheio na travessa e. por cima. disponha as sardinhas uma do lado da outra. Cubra com a metade restante da massa e una as bordas apertando com as pontas dos dedos para fechar bem. Pincele e asse por cerca de 1 hora ou até a superfície ficar dourada. Retire do forno. regue com uma colher de sopa restante de azeite de oliva e sirva em seguida.
Serve 6 .
Fonte: Guia Culinário com Alimentos Funcionais – 101 receitas preventivas e terapêuticas – de Hércules Menezes & Eveline Bertola.