Osteoporose-1

Receita 1:

SALADA DE ABACATE E CAMARÃO (Osteoporose)
Ingredientes:
3 abacates sem casca e cortados em cubos
1 xícara de camarão cozido
2 cebolas fatiadas
1 colher sopa de óleo de oliva
1 pé de alface romana
2 colher sopa de coentro fresco e cortado
2 colher sopa de suco de limão
1 dente de alho amassado
Modo de fazer:
Em uma tigela grande, misture o abacate, o camarão, a cebolinha verde e o coentro. Em uma vasilha, misture junto o suco de limão, o óleo e o alho. Borrife sobre a mistura de abacate e mexa bem.Separe a alface em folhas individuais. Arrume em um prato de salada, coloque a mistura de abacate e sirva a temperatura ambiente.
Serve 6 porções.
Fonte: Guia Culinário com Alimentos Funcionais – 101 receitas preventivas e terapêuticas – de Hércules Menezes & Eveline Bertola.

Receita 2:

Espaguete com Atum (Osteoporose)
Ingredientes:
02 colher sopa de azeite
01 cebola picada
2 1/2 xícara de molho de tomate
1/2 kg de espaguete
01 lata de atum sólido em conserva
01 colher de sopa de azeite
01 ramo de manjericão fresco
Modo de fazer:
Aqueça o óleo e frite a cebola. Adicione o molho de tomate, refogue rapidamente, tampe a panela e cozinhe em fogo lento por 8 minutos. Coloque o espaguete para cozinhar em uma panela grande com água fervendo. Junte 1 colher de sal e dê uma misturada de leve com o garfo grande para não grudar. Quando a água voltar a ferver, deixe aproximadamente 8 minutos (o macarrão deve estar no ponto). Abra a lata de atum, separe os pedaços menores e adicione ao molho ainda no fogo, cozinhando no fogo baixo por 2 minutos. Escorra o espaguete, dissolva para a panela vazia e regue com 1 colher de sopa de azeite. Misture cuidadosamente para que o azeite se espalhe por todo o espaguete. Coloque em uma travessa grande ou divida igualmente em 6 pratos. Regue com o molho e decore com folhinhas de manjericão.
Serve 06.
Fonte: Guia Culinário com Alimentos Funcionais – 101 receitas preventivas e terapêuticas – de Hércules Menezes & Eveline Bertola.

Receita 3:

LASANHA DE TOFU (Osteoporose)
Ingredientes:
450 g de lasanha
5 tomates na forma de purê
2 colher de chá de manjeiricão seco
1/2 colher chá de alho em pó
1/2 colher de chá de oregano
240 g de queijo mussarela fatiado
200 g de cogumelos cortados ao meio
1/4 xícara de salsa fresca picada
1 xícara de tofu amassado
1/4 xícara de queijo parmesão ralado
3 dentes de alho amassados
450 g de queijo cottage sem gordura
200 g de coração de alcachofra sem salmora cortados
200 g de espinafre
Modo de fazer:
Cozinhe no vapor ou descongele o espinafre e deixe de lado. Cozinhe a lasanha de acordo com a embalagem. Quando pronta, escorra, lave com água fria e deixe de lado. Misture o tofu, o alho amassado, o queijo cottage e 1 colher sopa de queijo parmesão. Em uma tigela separada, misture o cogumelo, a salsa, o espinafre e o coração de alcachofra. Misture o purê de tomate, o manjericão, o alho em pó e o oregano. Borrife uma fina camada desta mistura de vegetais, queijo mussarela e a mistura de tofu. Coloque outra camada de molho, seguida de outra massa. Continue a construir camadas, reservando molho de tomate suficiente para cobrir a última camada de massa. Borrife com 3 colheres sopa de queijo parmesão. Asse em forno quente por cerca de 40 minutos. Deixe esfriar um pouco antes de servir.
Serve 6 a 8.
Fonte: Guia Culinário com Alimentos Funcionais – 101 receitas preventivas e terapêuticas – de Hércules Menezes & Eveline Bertola