BOCA; VISÃO; PELE

Receita 1:

ABACAXI CARAMELIZADO COM CREME DE RICOTA (Boca; Visão; Pele)
Ingredientes:

06 Fatias de abacaxi
02 1/2 Xícaras de ricota amassada
01 Gema
1/2 Xícara de leite condensado
02 Colheres de sopa de manteiga
03 Colheres de sopa de uva passa
1 1/2 Xícara de açúcar
1/2 Xícara de suco de laranja

Modo de fazer:

Misture a ricota com a gema e transfira para uma panela. Junte o leite condensado, a manteiga, leve ao fogo e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos sem parar de mexer, até formar um creme. Acrescente as uvas passas e deixe esfriar.

Em outra panela, coloque o açúcar e cozinhe em fogo baixo mexendo sempre. Assim que ficar cremoso, junto o suco de laranja e deixe cozinhar um pouco até formar uma calda um pouco encorpada. Envolva as fatias de abacaxi na calda e disponha-as em pratos individuais. Coloque o creme de ricota e regue com um pouco de calda.

Sirva imediatamente.

Serve 06.

Fonte: Guia Culinário com Alimentos Funcionais – 101 receitas preventivas e terapêuticas – de Hércules Menezes & Eveline Bertola.

Receita 2:

ABOBRINHAS RECHEADAS (Boca; Visão; Pele)

Ingredientes:

12 Abobrinhas retas e uniformes
sal a gosto
1/4 de xícara de água fervente
01 tablete de caldo de carne (opcional)
1/2 xícara de arroz lavado e escorrido
300 gramas de carne moída
01 pitada de pimenta
200 gramas de músculo cortado em cubinhos e refogado em 01 collher de azeite
10 folhas de hortelã frescas e picadas
água para cozinhar as abobrinhas

Modo de fazer:

Lave as abobrinhas, seque e, com uma faca afiada, corte a ponta do lado do talo como se fosse uma tampa. Com um furador especial, retire todo o miolo das abobrinhas, tomando o cuidado para não furá-las e reserve. Coloque as abobrinhas numa tigela, cubra com água, tempere com sal a gosto e deixe de molho por cerca de 30 minutos.

Enquanto isso, prepare o recheio: numa tigela, coloque a água fervente, junte o tablete de caldo de carne e misture até dissolver. Acrescente o arroz e a carne moída, tempere com pimenta e sal a gosto, se achar necessário e misture bem.

Retire as abobrinhas da água, escorra bem e, sem apertar, recheie com a mistura de arroz e carne moída preparada, deixando de folga mais ou menos 2 cm na ponta para o arroz se expandir durante o cozimento. Cubra o fundo de uma panela larga com miolo das abobrinhas reservadas e os cubinhos de músculo. Por cima, distribua as abobrinhas recheadas e polvilhe com a hortelã fresca picada. Com cuidado, despeje a água na panela até cobrir inteiramente as abobrinhas, leve ao fogo brando e cozinhe, com a panela parcialmente tampada, por cerca de 20 minutos ou até as abobrinhas ficarem macias, mas ainda crocantes. Retire do fogo, passe para uma travessa funda e sirva quente.

Serve 06

Fonte: Guia Culinário com Alimentos Funcionais – 101 receitas preventivas e terapêuticas – de Hércules Menezes & Eveline Bertola.