Tanaceto [artimijo]

Nome cientifico: Tanacetum parthenium

Sinonímia: Artemísia-romana, artemísia, artemijo, camomila-pequena, macela-da-serra
https://sites.google.com/site/florasbs/asteraceae/artemisia

Composição Química:

O Tanaceto é composto de sesquiterpenos, óleo essencial, cânfora, piretrina, taninos;
Dr. Alexandre Feldman Médico Clínico Geral, CRM 59046
Membro da American Headache Society


Informações Gerais

Contra Indicações:

Embora eu não creia que valha à pena investir em um tratamento de enxaqueca à base de cápsulas de Tanacetum parthenium, sou da opinião que as cápsulas de Tanacetum não possuem efeitos colaterais danosos, cientificamente comprovados. Portanto, caso você esteja sendo beneficiado pelo Tanacetum na sua enxaqueca, continue tomando! Eu aqui, quis relatar tão somente a minha experiência com este produto. Mas como sabemos, nem sempre os tratamentos funcionam igual para todas as pessoas. E isso é ainda mais verídico no caso das ervas medicinais e outros tratamentos naturais. Pode não funcionar para um milhão de pessoas.Dr. Alexandre Feldman Médico Clínico Geral, CRM 59046
Membro da American Headache Society
………………………………………………
extrato seco de Tanacetum parthenium L.) está contra-indicado em indivíduos com hipersensibilidade à planta e a outros membros da família das Compositae/Asteraceae, como a camomila e erva-de-santiago, e à qualquer constituinte da formulação. extrato seco de Tanacetum parthenium L.) está contra-indicado para pacientes que fazem uso concomitante de medicamentos antitrombóticos, como o ácido acetilsalicílico e a warfarina. O mecanismo de ação seria a inibição do ácido araquidônico, o qual é um precursor das prostaglandinas que estão envolvidas no mecanismo de coagulação.
Reações adversas Foram relatados ocorrência ocasional de dermatites de contato, irritação e ulceração de mucosa oral, diarréia, flatulência, náuseas, vômitos, dor abdominal e desconforto gástrico no uso prolongado. Não existem relatos de
efeitos colaterais com o uso apropriado da substância em dosagem terapêutica.Informe ao seu médico o aparecimento de quaisquer reações desagradáveis. http://www.netmed.com.br/bulario/farmaco.php?bula=14431&nome=TENLIV+(Ativus+Farmac%C3%AAutica)%0D%0A+Tanacetum+parthenium

Valor Alimenticio:

vale à pena utilizar esta erva – não as cápsulas, mas a planta em si, fresca ou seca – como tempero nos alimentos, para conferir-lhes um pequeno toque amargo. Em São Paulo, ela pode ser encontrada em algumas lojas de produtos e ervas naturais. Esta erva pode não ter “força” suficiente para aliviar, sozinha, uma dor do tamanho da enxaqueca; mas contém elementos muito nutritivos, como a niacina, ferro, manganês, potássio, fósforo, selênio e vitamina A – além, é claro, do partenolídeo.
Dr. Alexandre Feldman Médico Clínico Geral, CRM 59046
Membro da American Headache Society

Observações:

Minha opinião é que existe mais marketing ao redor dos comprimidos de Tanacetum (nome comercial Migrafew), do que uma real eficácia terapêutica na prevenção da enxaqueca.Dr. Alexandre Feldman Médico Clínico Geral, CRM 59046
Membro da American Headache Society


Uso Medicinal

Uso Normal:

A parte medicinal do Tanacetum são as flores e folhas. É conhecida e utilizada desde a antiguidade, para diversas finalidades: baixar a febre, problemas menstruais, artrite, dor de cabeça, dor de dente, asma, dor de estômago e mordidas de insetos. Possui também uma ação relaxante na musculatura uterina, favorecendo o fluxo menstrual. Deixa, além disso, o sangue menos coagulável, mais fluido (em termos populares, “afina” o sangue). Minha experiência com o Tanacetum é bem mais positiva para outros casos que não a enxaqueca, como por exemplo, estados febris e dores de cabeça advindas de gripes/resfriados, bem como um auxiliar no tratamento de tinnitus (zumbido ou barulho constante no ouvido), e de distúrbios no fluxo menstrual.

Dr. Alexandre Feldman Médico Clínico Geral, CRM 59046
Membro da American Headache Society
……………………………………………..
Usos Tradicionais: artrite, cólica, dismenorréia, dor de cabeça, dores comuns, febre, enxaqueca, gases intestinais, menstruações dolorosas, reumatismo, vertigem.

Propriedades Medicinais: antibacteriano, antiinflamatória, antiespasmódico, antitrombose, carminativo, diaforético, diurético, emenagogo, febrífugo, nervino.

As flores e folhas do Tanaceto concentram as propriedades medicinais da planta. As pessoas comem folhas de Tanaceto em pães e sanduíches para prevenir enxaquecas diárias. O Tanacetum ajuda a inibir agregação de plaqueta sanguínea e a biogênese de prostaglandinas que causam inflamação. Pode demorar algumas semanas de uso do Tanacetum para obter resultados medicinais positivos.

Na medicina popualr, as flores frescas são esfregadas na pele para agirem como um repelente. É aplicada em compressas na cabeça para curar dores de cabeça e vertigem. Para menstruações dolorosas, é feito um “Banho de Sitz” (ou Sitz Bath, que consiste em um banho sentado, que serve também para quem sofre problemas com hemorroidas).

Características:

Esta planta é da família das margaridas. Para crescer, requer muito sol e regas frequentes. Tanto folhas quanto flores são muito aromáticas!

Planta herbácea, muito ramificada, bianual ou perene, glabra, com até 90 cm de altura. Folhas pinatissectas, glabras ou pouco pubescentes. Inflorescências em capítulos dispostos em corimbos terminais. Flores do disco central amarelas e tubulosas, circundadas por lígulas brancas. Apresenta cheiro forte, desagradável e gosto amargo. Planta originária das montanhas balcânicas da Europa.
Também pode ser utilizada como inseticida e insetífuga. Muitas vezes é utilizada como planta ornamental, sendo que é uma boa melhoradora da estrutura do solo.
https://sites.google.com/site/florasbs/asteraceae/artemisia

Foto:

Foto 2:

Foto 3: