Saw palmeto [serenoa]

Nome cientifico: Serenoa reppens

Sinonímia (NO BRASIL, PELAS DIMENÇÕES TERRITORIAIS DO NOSSO PAIS, É NORMAL A REPETIÇÃO DE NOMES COMUNS DE PLANTAS TOTALMENTE DIFERENTES EM DIFERENTES PARTES DO PAIS): Serenoa; palmeira-anã; serenoa (espanhol), sabal (francês), saw palmetto (inglês, italiano), sägepalme (alemão). Cabbage Palm, Fan Palm, Sabal, Scrub Palm. http://www.fitoterapias.kit.net/fitoterapicos/Herbarium/Prostatal.htm

Composição Química:

ácidos graxos, carotenos, ácido cáprico, ácido caprílico, ácido capróico, ácido laúrico, ácido palmítico, ácido oléico, lípase, arabinose, galactose, resina, saponinas esteroidais, beta-sitosterol, cicloartenol, lupenona, lupeol, estigmasterol, taninos.
http://www.fitoterapias.kit.net/fitoterapicos/Herbarium/Prostatal.htm


Informações Gerais

Contra Indicações:

Efeitos colaterais associados a essa palmeira são inexistentes.
http://www.fitoterapias.kit.net/fitoterapicos/Herbarium/Prostatal.htm


Uso Medicinal

Uso Principal:

O seu uso principal com resultados sem similar é para hiperplasia benigna da próstata. Para outros usos, há fitoterápicos com ações mais efetivas. Ex.: para problemas sexuais (libido, infertilidade, etc) há o Androsten (Tribulus terrestris L.).

2 – Há controvérsia em relação à indicação para impotência e aumento da libido, pois o mecanismo de ação da Serenoa repens é similar ao da droga finasterida.
Finasterida é um inibidor de 5-alfa-reductase no tratamento da hiperplasia prostática e tem em 5% dos casos efeitos colaterais que incluem diminuição da libido e impotência.
Apesar de o mecanismo de ação do Saw Palmetto (Serenoa repens) ser similar ao da finasterida não há estes efeitos.
Se há impotência por qualquer desordem prostática, como inflamação, uma vez tratando da mesma, também há melhora no desempenho sexual http://www.fitoterapias.kit.net/fitoterapicos/Herbarium/Prostatal.htm

Uso Normal:

O saw palmetto possui uma longa história de uso popular. Os índios norte-americanos utilizavam-no para o tratamento de distúrbios do trato urinário. Os primeiros colonizadores, observando a vitalidade dos animais que consumiam as frutas dessa planta, decidiram utilizá-la, também, como um tônico geral. Durante anos, essa planta foi indicada para o alívio de tosses persistentes e para melhorar a digestão. Hoje, a fama de Saw Palmetto ou Serenoa reppens deve-se principalmente à sua capacidade de aliviar sintomas de uma próstata aumentada – utilização essa comprovada por muitos estudos científicos.
Na Itália, na Alemanha, na França e em outros países, os médicos prescrevem rotineiramente o saw palmetto para o tratamento do aumento benigno (não-canceroso)
da próstata, conhecido clinicamente como HPB, que se refere à “hiperplasia” (ou “hipertrofia”) prostática benigna. Quando a glândula prostática masculina, que possui o tamanho de uma noz, torna-se aumentada, doença comum que afeta mais de metade dos homens acima dos 50 anos de idade, ela pode pressionar a uretra, o canal que transporta a urina da bexiga para fora do pênis, passando através da próstata. Os sintomas resultantes incluem micção freqüente (principalmente à noite), fluxo urinário enfraquecido, micção dolorosa e dificuldade de esvaziamento completo da bexiga. Os pesquisadores acreditam que a Serenoa reppens alivia os sintomas da HPB de várias maneiras. O mais importante é que ela parece alterar os níveis de muitos hormônios que causam a multiplicação das células prostáticas. Além disso, a planta pode atuar eliminando a inflamação e reduzindo a inchação do tecido.
Estudos descobriram que o saw palmetto produz menos efeitos colaterais (como a impotência) e resultados mais rápidos que a finasterida, o medicamento prescrito para a próstata. Além disso, o saw palmetto demora apenas cerca de 30 dias para se tornar eficaz, ao passo que o medicamento convencional pode levar seis meses.
Benefícios adicionais do Saw palmetto
Embora haja evidências fortes de que o Saw palmetto alivia os sintomas HPB, outros benefícios potenciais dessa planta são ainda especulativos. Ela tem sido utilizada para o tratamento de certas inflamações da próstata (prostatite). Em laboratório, ela fortalece a capacidade do sistema potencial para as infecções do trato urinário ou da próstata. Como a Serenoa reppens afeta os níveis dos hormônios que promovem o câncer, os cientistas também estão investigando sua possível importância na prevenção do câncer da próstata.
O extrato dos frutos de Saw Palmetto (Serenoa repens), palmeira nativa da costa Atlântica dos EUA, vem sendo usado largamente na Europa e EUA contra o aumento anormal da próstata. Esta popularidade tem fundamento. Existem mais de vinte estudos duplo-cego, e controlados com placebo, demonstrando que o extrato liposolúvel de Saw palmetto é eficaz no alívio dos principais sintomas da Hiperplasia Prostática Benigna (BPH em inglês).
Na verdade, Saw Palmetto se mostrou mais eficaz no tratamento de BPH do que o medicamento usual Proscar (5% dos pacientes utilizando Proscar sofreram de diminuição da libido, desordens ejaculatórias, e até impotência. O extrato de Saw Palmetto diminui a freqüência urinária dos pacientes com BPH, especialmente a noite. Essa freqüência anormal é causada pela inflamação da bexiga e aumento da próstata. Este extrato também age na bexiga, aumentando sua capacidade de contração e, por conseqüência, de expelir a urina.
A ação do extrato é conhecida. Ele previne que a testosterona seja convertida em dehidrotestosterona, hormônio responsável pela multiplicação das células da próstata, que quando ocorre de forma anormal, causa o aumento da mesma.
Indicações : Saw Palmetto é recomendado para todo tipo de desordem do sistemas genital e urinário, incluindo inflamações, rupturas e entupimentos de vias.
Posologia e apresentação: A dose diária recomendada é de duas cápsulas de 160 mg de extrato de Saw Palmetto contendo 85% a 95% de ácidos graxos e esteróis.
http://www.ednatureza.com.br/palmetto.htm
…………………………………………….
Propriedades medicinais: afrodisíaca, anti-seborréica, antiestrogênica, diurética, inibidora das células prostáticas, rejuvenescedora sexual.
Indicações: queda de cabelos, tumor benigno da próstata, desordem dos sistemas genital e urinário (inflamação, ruptura, entupimento de vias), impotência sexual, aumentar a libido, hiperplasia da próstata; afecção cutânea, eczema. Vem sendo empregado contra o câncer benigno da próstata, pois evita que a testosterona seja convertida em dehidrotestosterona (DHT), hormônio responsável pela multiplicação das células da próstata, que, quando ocorre de forma anormal, causa o aumento da mesma. É recomendado também contra todo tipo de desordem dos sistemas genital e urinário, incluindo inflamações, rupturas e entupimento de vias, e ainda contra impotência sexual e para aumentar a libido. Alivia a micção noturna freqüente, aumenta o jato urinário, alivia a inflamação da próstata e trata as infecções do trato urinário.
http://www.fitoterapias.kit.net/fitoterapicos/Herbarium/Prostatal.htm

Características:

O Saw Palmetto ou Serenoa reppens é uma pequena palmeira que cresce irregularmente no Texas até a Carolina do Sul, nos Estados Unidos, possui hastes espinhosas e serreadas que pendem da base de cada folha. Com um ciclo de vida que dura 700 anos, a planta parece quase indestrutível, resistindo à seca, à infestação de insetos e ao fogo. As propriedades medicinais dessa planta advêm de suas frutas preto-azuladas semelhantes a amoras, que geralmente são colhidas entre agosto e setembro. O processo de colheita é, por vezes, perigoso: os ceifeiros podem-se cortar facilmente devido às hastes das folhas que são afiadas como navalha, além de correrem risco de serem mordidos pelas cobras cascavel que constroem seus ninhos à sombra dessa palmeira.
http://www.ednatureza.com.br/palmetto.htm

Foto:

Foto 2:

Foto 3: