Tâmara –

Nome cientifico: Phoenix dactyfera

Composição Química:

Fonte de Vit. A, Vit. B1 (Tiamina ), niacina, tiramina, fósforo, ferro, cálcio. Excelente fonte de potássio (12 frutas tem cerca de 275 calorias).


Dados para Cultivo

Propagação: semente, mudas

Espaçamento: comercial: sem dados

Época de Plantio: com irrigação ano todo

Época Colheita: frutas maduras: frutificação (fruta importada, disponível de dezembro a abril aproximadamente)


Informações Gerais

Contra Indicações:

Por ter altos teores de açúcar (60/70% de seu peso), se consumido em excesso pode provocar cáries dentárias e comprometer os controles de diabete. Pessoas que tomam medicamento para pressão alta e depressão que contenham inibidores de monoamina oxidase (MAO), não devem comê-la para evitar aumentos da pressão pela interação com a tiramina. Em alguns caso a tiramina pode provocar enxaqueca.

Valor Alimenticio:

É um alimento energético de primeira ordem, própria para atletas e trabalhos de forte consumo de calorias. Sendo de forte [boa] digestão pode ser consumido por pessoas com estômago fraco e debilitado. É tônico muscular de ótima qualidade.


Uso Medicinal

Uso Normal:

Contra enfermidades das vias respiratórias. Decoto da fruta madura é uma bebida emoliente, béquica, peitoral; útil para combater a tosse, bronquite e catarros, afecções das vias urinárias, gota e artrite. Comida ao natural é boa para diarreia infantil, prisão-de-ventre, e com leite cura úlceras estomacais. É um tônico muscular indicado nos casos de anemia, desnutrição e tuberculose. Também tem ação de calmante sobre o sistema nervoso, e combate a insônia. Fortifica o estômago e os intestinos, combate a colite, as hemorragias e o escorbuto. As frutas verdes são lactígenas (aumentam o leite materno), diurética e útil no tratamento das hemorroidas. Externamente usa-se emplasto de frutas maduras para erupções cutâneas.

Foto:

Foto 2:

Foto 3:

Foto 4: