Nome cientifico: Emilia sonchifolia L.- Emilia coccinea
Sinonímia (NO BRASIL, PELAS DIMENÇÕES TERRITORIAIS DO NOSSO PAIS, É NORMAL A REPETIÇÃO DE NOMES COMUNS DE PLANTAS TOTALMENTE DIFERENTES EM DIFERENTES PARTES DO PAIS): Serralha, bela-emília, pincel, pincel-de-estudante, algodão-do-preá, falsa-serralha, serralha-brava,
Composição Química:
Mucilagens, pigmentos, saponinas, óleos essenciais, flavonóides.
Dados para Cultivo
Propagação: sementes (espontânea)
Espaçamento: planta espontânea
Época de Plantio: planta espontânea ("daninha")
Época Colheita: folhas, flores, rais: ano todo (melhor imediatamente antes florescimento)
Informações Gerais
Observações:
Dose normal : 3 a 5 xícaras diárias; tomar o chá preparado no mesmo dia, evitando-se guarda-lo de um dia para outro; as dosagens para crianças devem ser a metade da dos adultos. Ver detalhes no Glossário.
Uso Medicinal
Uso Normal:
Tem propriedades febrífugos, anti-asmática, anti-oftálmica (ajudas nas afecções dos olhos), asma, bronquite asmática, gripes, resfriados, dores no corpo, faringite, amigdalite, na forma de chá, usando-se uma colher de sobremesa de folhas picadas, por xícara de chá de água sem cloro, duas vezes ao dia. Como decoto, fervendo por 5 minutos, folhas, flores e raízes, para um copo, e tomar 1/2 copo de manhã e a outra metade a tarde, para afecções das vias urinárias e como diurético. Externamente, fazer um suco, usando 3 folhas bem lavadas, usando um pilão, e misturando o sumo com 1 colher de vaselina, como compressa, uso local para: feridas, eczema, chagas e escaras.
Características:
Erva anual, ereta, pouco ramificada, com cerca de 50 cm altura, folhas tipo membranáceas, dispostas de maneira rosulada sob o solo, as folhas superiores sem pecíolo, flores avermelhadas, na forma de pincel (capítulos), dispostas na ponta dos ramos.
Ao contrário da serralha verdadeira não tem látex. É originária provavelmente da Ásia, mas adaptou-se muito bem no Brasil , aonde é conhecida como “erva-daninha” .
Foto:
Foto 2:
Foto 3:
Foto 4:
Maria aparecida