Nome cientifico: Origanum vulgare L.[orégano comum]; [manjerona: Origanum majorana]
Sinonímia (NO BRASIL, PELAS DIMENÇÕES TERRITORIAIS DO NOSSO PAIS, É NORMAL A REPETIÇÃO DE NOMES COMUNS DE PLANTAS TOTALMENTE DIFERENTES EM DIFERENTES PARTES DO PAIS): Oregão, manjerona-silvestre, manjerona-rasteira.[Ufla: Pereira et al].
Manjerona-baiana, manjerona-selvagem, manjerona,ouregão. [Lorenzi].
Composição Química:
Principais encontradas: Tânicas, terpeno, cimeno e óleo etéreo, ácidos fenólicos, caféicos, rosmarínicos, flavonóides [Ufla: Pereira et al]
Dados para Cultivo
Propagação: Por sementes ou enrraizamenteo de ramos. Também por divisão de touceir
Espaçamento: mudas com 30x30 cm para cobertura da superficie.
Época de Plantio: Com irrigação em qualquer época sem inverno rigoroso.
Época Colheita: Todo período vegetativo, no início do floresciento.
Informações Gerais
Contra Indicações:
Nas doses normais nada é apresentado contra seu uso.
Valor Alimenticio:
Na culinária emprega-se em pequenas quantidades na condimentação de carnes, pizzas e massas. [Ufla: Pereira et al]
Uso Medicinal
Uso Principal:
Usada como: diurética, digestiva, antiespasmódico pois relaxa a musculatura lisa e combate as cólicas; expectorante pois ajuda a eliminar os catarros; facilita a menstruação sendo portanto emenagoga. Usar folhas e sumidades floridas.
[Ufla: Pereira et al]
Uso Normal:
Na medicina caseira é usada como estimulante das funções gástricas e biliares, como antiespasmódico e sedativo, antisséptica e anticaspa. Adicionar sobre uma colher de chá de folhas frescas ou secas uma xícara de água sem cloro fervente. Cobrir e deixar em repouso por 15 minutos. Coar e beber após as refeições. Usar folhas e sumidades floridas.[Ufla: Pereira et al]
Características:
Originário da Europa e Ásia. Planta perene,de raízes rasteiras e hastes pardo-avermelhadas, medindo de 25-40 cm de altura, caule quadrangular e pubescente. As folhas são pequenas, opostas, ovais,verde-escuras e pubescente na parte inferior. Suas flores são purpúreas, rosadas ou brancas, desabrocham em tufos terminais no verão, de aroma intenso. Prefere os locais ensolarados e temperados. Não é muito exigente em solos. Prefere os solos drenados, férteis e alcalinos.
A manjerona [Origanum majorana, tem aroma mais delicado e aplicações similares na culinária e medicina, tendo porém atividade relaxante mais acentuada e, ao contrário do orégano comum[ Origanum vulgare]é empregada geralmente no estado fresco. [Lorenzi].
Foto:
Foto 2:
Foto 3:
Foto 4:
No comments yet.