Anis Estrelado (Badiana)

Nome cientifico: Ilicium verum

Sinonímia (NO BRASIL, PELAS DIMENÇÕES TERRITORIAIS DO NOSSO PAIS, É NORMAL A REPETIÇÃO DE NOMES COMUNS DE PLANTAS TOTALMENTE DIFERENTES EM DIFERENTES PARTES DO PAIS): O anis-estrelado é também conhecido como anis-da-China, anis-do-Japão, anis-da-Sibéria, funcho-da-China. Em portugual: badiana, anis-estrelado; Espanha: anis estreliado, anis de estrella, anis de China; França: badiane, anis de la Chine; Inglaterra: star anise, Chinese anis.[www.saudepelasplantas.blogspot.com]
Dr A.C. >>Ba jiao hui xian

Composição Química:

Entre as suas substâncias, destacam-se essencialmente o trans-anetol (80-90%), hidrocarbonetos, linalol e cineol. Rico em óleo essencial, os seus frutos (sementes) devem conter no mínimo 70ml/Kg (F.P. VII)
.[www.performance.clix.pt]


Dados para Cultivo

Propagação: Por sementes

Espaçamento: Início de plantios no Sul do Brasil: sem dados agronômicos divulgados

Época de Plantio: Planta da Ásia sem dados para o Brasil ainda: provável no verão chuvoso

Época Colheita: Colheita dos frutos secos.


Informações Gerais

Contra Indicações:

A essência do anis-estrelado, por conter anetol, tem efeitos tóxicos sobre o sistema nervoso, causando delírios e convulsões, quando tomado em doses elevadas.[www.saudepelasplantas.blogspot.com]-Ver dados em Observação nesta página, logo a seguir.

Valor Alimenticio:

Os chineses o utilizam para temperar carnes e frutos do mar.

Observações:

Muitas vezes sujeito a adulteração pela utilização da espécie tóxica Badiana-do-japão (Illicium religiosum), a comercialização do anis-estrelado é, contudo, muito controlada dentro do mercado europeu, o que não oferece qualquer perigo em termos de saúde pública. Não devendo ser ingerido durante a gravidez, na aleitação e nos casos de hiperestrogenismo, pode, em alguns casos, estar na origem de reações de maior sensibilidade, principalmente quando o seu uso é continuado e repetido.

Independentemente da forma ou da dosagem, o importante é primar pela qualidade; se tiver alguma dúvida, pode sempre aconselhar-se com o seu médico ou falar com o seu técnico de saúde.
Por: Pedro Lôbo do Vale*
* Médico


Uso Medicinal

Uso Principal:

Marcadores: anis-estrelado, anti-inflamatório, antisséptico, calmante, digestivo e diurético Atualmente, esta planta tem sido alvo de um enorme interesse econômico e científico. A sua utilização como matéria-prima para o fabrico do famoso medicamento anti-viral Tamiflu, utilizado no tratamento da gripe das aves [e atualmente testado no combate da gripe suína], fez com que os seus preços disparassem nos últimos tempos.A sua utilização medicinal, porém, remonta há séculos, e a etno medicina tem-na utilizado para tratar problemas de falta de apetite, dispepsias hipo secretoras, gastrites, enterites, flatulência e espasmos gastrointestinais [dores fortes]. Topicamente é usada em micoses. A Comissão E* aprovou a sua utilização na perda de apetite, tosse e bronquite – aplicações que se devem à sua atividade expectorante, espasmolítica, carminativa, estomática e antisséptica. Tem ainda um efeito ativador da secreção do leite e do suor. É carminativo e muito útil nos casos de digestões difíceis, fermentação intestinal e flatulência. Alivia os espasmos das vísceras ocas (estômago, vesícula biliar, intestino, útero).A dose média diária é cerca de três gramas de planta. Pode ser tomada em infusão e, neste caso, adiciona-se 0,5 a 1g de frutos por chávena e toma-se uma chávena depois das refeições. O consumo pode ainda ser em cápsulas (pó) ou sob a forma de extracto seco (100 a 300mg por dia). www.performance.clix.pt]

Características:

Originário da Ásia. A árvore do anis-estrelado faz lembrar o loureiro pelo seu belo porte e a magnólia por suas flores decorativas. Toda a planta exala um agradável aroma semelhante ao anis, ainda que mais intenso. Introduzida na Europa no século XVII, a China é o seu maior produtor. Os chineses o utilizam para temperar carnes e frutos do mar. Não é plantado comercialmente no Brasil, e é a base para o fármaco Tamiflu, atualmente utilizado para combater a gripe suína. Originário do Sul da China, é cultivado em zonas quentes e úmidas do continente americano. É uma árvore da família das Magnoliáceas, que atinge de 2 a 5 metros de altura. A sua casca é branca e as folhas perenes e lanceoladas.Seus frutos têm a forma de estrela de 8 a 12 pontas e é de cor castanha. A essência do anis-estrelado, por conter anetol, tem efeitos tóxicos sobre o sistema nervoso, causando delírios e convulsões, quando tomado em doses elevadas. O anis-estrelado (Illicium verum ), não deve ser confundido com o anis (Pimpinella anisum L.) apesar de conter o mesmo princípio ativo (anetol) tendo propriedades semelhantes àquela planta. É digestivo como o anis, porem é mais concentrado.[www.saudepelasplantas.blogspot.com]Postado por Edilza Nascimento.
Árvore dos bosques tropicais do sudeste da China e norte do Vietname, é hoje em dia cultivada no Sul da China e noutras regiões tropicais, sendo exportada para o mundo inteiro.
[www.performance.clix.pt]

Foto:

Foto 2:

Foto 3: