Melão-de-são-caetano

Nome cientifico: Momordica charantia L.

Sinonímia (NO BRASIL, PELAS DIMENÇÕES TERRITORIAIS DO NOSSO PAIS, É NORMAL A REPETIÇÃO DE NOMES COMUNS DE PLANTAS TOTALMENTE DIFERENTES EM DIFERENTES PARTES DO PAIS): Erva-de-são-caetano; erva-de-lavadeira; fruto-de-cobra; fruto-de-negro; erva-de-são- vicente, melãozinho, fruta-de-sabiá

Composição Química:

Segundo Henri Jumele, contém um princípio amargo. Na Asia descobriu-se a existência de tricosantina, momordinas, triterpenos, esteróis, saponinas, 14 triterpenos glicosidados (momorcórdios dos frutos e sementes), alto teor de ferro assimilável.
————————————————————————-
Dr A.C. >>>>um peptídeo semelhante a insulina; cucurbitacinas; glicosideos [ momordina e charantina]; alcaloide [momordicina]; o pepsídeo é cnhecido por reduziro açúcar no sangue e na urina [sintomas de diabete. com  frutos verdes  pra diabetes tardia;



Dados para Cultivo

Propagação: planta expontânea, sementes

Espaçamento: planta expontânea, trepadeira

Época de Plantio: planta expontânea

Época Colheita: folha, ramos: ano todo, sementes: frutificação (verão)


Informações Gerais

Contra Indicações:

Não usar durante a gestação pelo seu efeito genotóxico na fase de crescimento e por ter atividade retardante no desenvolvimento do órgãos genitais (sexuais). Suas sementes podem ter atividade imunossupressoras (estudos recentes).
Apesar de seguro em doses corretas baixas,  não se deve usar esta planta por mais de 4 semanas.

Observações:

A ramagem batida com água pode ser pulverizada nas casas e lugares habitados por animais domésticos para controle de pulgas e larvas de ancilosmídeos que provocam a dermatite larva-migrans.


Uso Medicinal

Uso Principal:

Estudos recentes mostram que seu extrato alcoólico das folhas e ramos, tem ação de boa atividade como antihiperglicemiante (antidiabética), enquanto seu extrato aquoso apresentou atividade antileucêmica, antitumoral, e antiviral. No Caribe variedades semelhantes as encontradas no Brasil, apresentaram bom uso nas afecções da pele e mucosas, na amenorreia, na diabete, na anemia, e de algumas formas de câncer (ver contra indicação). Especial para enfermidades das vias urinárias. Suas sementes podem ter atividade imunossupressoras (estudos recentes).

Uso Normal:

Usa-se as folhas, via oral, como: purgativa; febrífugo; anti-reumático; anti-helmíntico, hemorroidas, diarreia simples e sanguinolenta, como hipotensor (pressão alta) e hipoglicemiante (diabete). Formas terapêuticas habituais: infuso, decoto, extrato fluído, tintura , xaropes. O princípio amargo que encerra e age como quinina, é usado nas febres em geral, nas dores reumáticas, e o decoto é empregado como anti-helmíntico. Externamente, as folhas são aplicadas contra dores reumáticas e, nas leucorreias, o decoto é empregado em irrigações vaginais. As raízes são usadas como afrodisíaco e para pedra no rim.
Dr A,C, >>as sementes são androgenicas sendo usadas como contraceptivo na China;pasta de sementes pode ajudar em psoriese e pé de atleta

Características:

Trepadeira anual, sublenhosa, tendo seu caule bastante longo e ramificado, com folhas recortadas em cerca de 5 lóbulos, que são dentados, flores isoladas, de colora amarela, fruto do tipo cápsula carnosa deiscente, fusiforme, com cerca de 6 cm comprimento, abrindo quando maduro, em 3 partes enrolados para fora, mostrando as sementes de cor vermelho-forte, muscilaginosos e de sabor adocicado. É de origem pan-tropical, principalmente da África e Ásia, aonde ocorrem variedades com frutos grandes subcilíndricos com até 20 cm de comprimento.

Foto:

Foto 2:

Foto 3:

Foto 4: