Alfavaca-de-cobra

Nome cientifico: Monnieria trifolia Loefl.; Ertela trifolia Kuntze

Sinonímia: Alfavaca-brava, jaborandi-do-Pará, jaborandi-de-tres-folhas, jaborandi-falso. jaborandi-de-pison, maricotinha, pimenta-de-cobra, pimenta-de-lagarta, alfazema-brava.

Parietária, alfava-de-cobra, tiritana; erba dei muri, gambarussa, panmol, vedragin, lavagoti, marajola, perducia; erba vetriola, parietaria, erba vetriola, urceola, perfora muraglie, muraiola, spaccapietre, erbacorona.
Autor: Plantas e ervas medicinais do Brasil - YouTube

Composição Química:

Arbomina e dictomina, alcalóides tipo furoquinolina, C-glicosilflavonas.


Dados para Cultivo

Propagação: propagação natural

Espaçamento: sem plantio comercial, espécie nativa

Época de Plantio: planta nativa, desenvolvimento natural

Época Colheita: folhas, ano todo dependendo do clima, raiz, no inverno (planta em repouso vegetativo)


Informações Gerais

Observações:


Uso Medicinal

Uso Normal:

Usa-se a raiz, folhas em decoto, uso interno, como: tônica, febrífugo, expectorante, emenagoga, diurética, anti-diabete, resolutiva, peitoral [tosses,gripes, bronquite], nas hérnias, ardor na micção, cólicas de qualquer natureza. Raízes e folhas, em decoto, em banho, no reumatismo. Raízes e folhas, em decoto, mastigar toda a planta, em seguida colocar num pano e amarrar na parte atingida, para envenenamento de cobra. O chá da folha é usado como compressa no seio das mães que amamentam, para minorar-lhes as dores.

Características:

Tomar cuidados para não confundir com o verdadeiro jaborandi. Originária das regiões de sub-bosque nas matas e capoeiras e terras firmes da Amazônia. Quando adulto é uma erva ou sub-arbusto, perene, ereto, com muitos ramos e muito aromático, com folhas compostas, trifoliadas, membranáceas, áspero-pubescente, flores pequenas, brancas e reunidas em recemos de pequeno tamanho.

Foto: