Insulina vegetal

Nome cientifico: Cissus sycioides L.

Sinonímia: Cipó-pucá, mãe-boa; Guaco-africano

Composição Química:

Contém sais de magnésio, manganês, silício, cálcio, fósforo, potássio [Ufla: Pereira et al]
www.portaleducacao.com.br : taninos


Dados para Cultivo

Propagação: por enraizamenteo de ramos herbáceos

Espaçamento: plantio na forma de parreiras [planta muito trepadeira]

Época de Plantio: Sem irrigação, nos verões chuvosos

Época Colheita: folhas e ramos: ano todo [melhor período antes florescimento total]


Uso Medicinal

Uso Principal:

Como anti-reumático, tratamento da beribéri: infuso e decoto: 2% de 50 a 200 cc (cm3) por dia [dose máxima 700 mL ao dia]; uso de folhas e frutos. Extrato fluido de 1 a 4 cc por dia. Tintura: de 5 a 200 cc por dia. Xarope: de 20 a 80 cc por dia. infusão: cortar 1 folha em 1 xícara de chá e derramar água fervendo, tampar por 10 minutos e tomar 1 a 3 vezes ao dia.
[Ufla: Pereira et al]

Uso Normal:

Usar folhas e ramos novos, para: Diabetes, na forma de chá, sendo também considerado sudorífero e hipotensor, por isso é usado nas doenças do coração como taquicardia, hidropsia, e para baixar a pressão arterial. As folhas vem sendo empregadas externamente contra reumatismos e na cura de abcessos.
[Ufla: Pereira et al]

Características:

Originária da amazônia e centro-sul do Brasil.
Arbusto de caule escandente e sarmentoso com gavinhas opostas, folhas ovado-cordiforme, membranáceas, simples, inteiras, ápice agudo, base incisa, margem as vezes denticulada, inflorescências corimbiformes, flores brancacentas, ou amelo esverdeado, dispostas em cimeiras numerosas, ou em umbelas pequenas, cálice cupi liforme, verde-claro, corola com quatro pétalas livres, androceu com 4 estames, com anteras arredondadas, gineceu com ovário ovoide, globoso, galbo, fruto glabra preta com uma semente e raramente duas, possui raízes adventícias. [Ufla: Pereira etc. al]

Foto:

Foto 2:

Foto 3: