Gerâneo

Nome cientifico: Pelagonium spp; ex: Pelargonium graveoles; P. sidoides

Sinonímia: GERÂNIO - Pelargonium graveolens ( O gênero Pelargonium compreende 270 espécies disseminadas pela Europa, Ásia, América do Norte e África, sendo as mais exploradas: P. odoratissimim, P. roseum, P. sidoides; P. graveolens e P. capitatum.

Composição Química:

Constituintes Químicos
Além do valor ornamental, a importância do gerânio reside na extração de seus compostos voláteis, por destilação a vapor ou extração por solventes orgânicos. O óleo essencial obtido por arraste a vapor e é submetido a processos industriais de separação em seus componentes, fornecendo principalmente geraniol e citronelol naturais, isolados aromático com aplicação em perfumaria fina. O óleo essencial é extraído das flores frescas, caules e folhas deste arbusto perene.
Seu óleo essencial apresenta como constituintes: geraniol, borneol, citronelol, linalol, termineol, limoneno, felandreno, pineno.
É o teor de geraniol que determina o valor comercial e industrial da essência. O óleo essencial de gerânio apresenta em média, 65-78% de geraniol e 45-78% de citronelol, sendo observadas variações desses teores de acordo com a variedade em cultivo.
O óleo essencial de gerânio é encontrado em “células oleríferas” distribuídas pelas folhas da planta, das quais é extraído por ação de arrastamento pelo vapor, na razão média de 1:1500, em relação ao peso do material destilado.
Vários fatores podem causar a variação da porcentagem de óleo obtido, entre os quais se destacam: o tipo de solo cultivado, a idade da planta na colheita, a técnica empregada na operação de destilação, etc. O rendimento médio de óleo essencial na massa fresca é de 0,2%.
O aspecto do óleo essencial do gerânio é de uma substância líquida, pouco densa, brilhante, de coloração variando de amarelo pálido a amarelo esverdeado, odor de rosa, por vezes de menta ou mesmo de erva. .http://www.iac.sp.gov.br/Tecnologias/Geranio/Geranio.htm


Dados para Cultivo

Propagação: sementes e mudas enraizadas

Espaçamento: planta de uso ornamental

Época de Plantio: verão chuvoso ou com irrigação

Época Colheita: raiz: época seca do ano ou em estados de estresse da planta tais como no pre- florescimento,


Informações Gerais

Contra Indicações:

NYCOMED, recomenda o seu NÃO USO NA GRAVIDEZ E NA LACTAÇÃO. Na tendencia de maior sangramento e no uso conjunto com anticoagulantes [heparina, varfarina] pois pode aumentar a ação como inibidor da coagulação. Não deve ser administrado para crianças menores de 1 ano.

Observações:

muito usada como planta ornamental principalmente em regiões de clima ameno [sul do país] vivendo bem em canteiros pequenos e vasos.


Uso Medicinal

Uso Principal:

Mental e emocional: Indicado para pessoas que racionalizam os sentimentos e habitualmente se contradizem ao invés de sentirem e se expressarem. Ajuda na reconexão dos sentimentos e o desenvolvimento da sensibilidade emocional, trazendo relaxamento espontâneo. Oferece a capacidade do despertar da comunicação íntima, tornando a pessoa capaz de receber e experimentar. Com isto, diz o quão importante é poder dar-se e expressar-se verdadeiramente. Trata-se de um fortalecedor de energia vital. Reunindo sentimentos de calma, força e segurança, torna-se benéfico para ansiedade crônica e aguda, particularmente quando houver exaustão nervosa, devido ao stress por excesso de trabalho. O Gerânio fornece um poderoso óleo, ideal para trabalhadores perfeccionistas, sem imaginação e intuição. Ajuda estas pessoas a aprender a ouvir e confiar em sua voz interior. Também abre o coração e deixa fluir o Amor universal. Protege contra forças negativas. Trabalhando na área dos sentimentos, oferece paz e tranqüilidade.
http://www.rhrcosmeticos.com.br/aromaterapia/mente_corpo/

Uso Normal:

Uso do extrato das raízes: uso para doenças pulmonares crônicas; tem efeitos microbianos e modulação da resposta imune [defesa natural do organismo]; ação protetora contra lesão no tecido, defesa contra infecções.
Kaloba [formulçao etanólica de Pelargonium sidoides] é indicado para: sintomas de infecções aguda e crônicas, particularmente do trato respiratório, e da região do ouvido-nariz-garganta, tais como bronquite [tosse, tosse seca, tosse com catarro], sinusite [dor de cabeça], como fluidificante nasal e muco fluidificante; angina tonsilar, e rinofaringite [inflamação da garganta].
[NYCOMED.]

Características:

O gênero Pelargonium compreende 270 espécies disseminadas pela Europa, Ásia, América do Norte e África, sendo as mais exploradas: P. odoratissimim, P. roseum, P. sidoides; P. graveolens e P. capitatum. É uma gênero originário da região sul da África, e está bem adaptada ao clima das regiões sul e sudeste do Brasil. Apresenta alta capacidade de hibridização, de modo que grande parte do material genético presente no Brasil é fruto de cruzamentos ocorridos naturalmente. Espécies de gerânio (Perlagonium spp) são amplamente empregadas pelo homem, seja para fins ornamentais, de aromatização ou extração de óleo essencial, taninos e tinturas.
É uma planta rústica, herbáceas de pequeno porte, ou herbáceas pendentes, perenes ou semiperene, de propagação vegetativa.
As espécies pertencentes a Pelargonium spp. possuem caules e folhas com odor agradável. As folhas são irregulares e orbiculares com extremidades crenado-dentadas, em formato de coração ou ferradura, têm as bordas denteadas e muitas vezes uma mancha mais escura central, podendo ser variegadas com uma faixa avermelhada dentro da margem. Estas possuem ainda, uma mancha colorida no centro e são macias ao tato.
É uma planta de efeito espetacular, suas inflorescências parecem mini buquês, muito perfumados. As flores podem ser de diversas cores e mesclas, simples ou dobradas. São agrupadas em hastes florais ou em cachos. Florescem no verão ou na primavera, dependendo da variedade. Apresentam várias cores, com destaque para as cores violeta e rosa.
http://www.iac.sp.gov.br/Tecnologias/Geranio/Geranio.htm

Foto:

Foto 2: