Noni

Nome cientifico: Morinda citrifolia

Sinonímia: Fruta-queijo; fruta-vômito

Composição Química:

A xeronina (patenteado nos Estados Unidos sob o nº 4.543.212) é o princípio lógico ativo. A escopoletina, outro dos fito-nutrientes entre os componentes do noni,
fonte:wikipedia.com.br
—————————————————————-
Dr A.C; >>>fruto tem polissacarideos ; cumarinas; flavonoides e alcaloides; 


Dados para Cultivo

Propagação: sementes

Época Colheita: frutos: época dos frutos maduros; folhas: vegetação, flores: florescimento


Informações Gerais

Contra Indicações:

Devido ao seus alto teor em potássio, pessoas com dificuldade em urinar devem evitar a noni, assim como os que sofrem de disfunção renal.
(em português) Portal médico publica notícia sobre o noni não pode ser consumido pois é uma fruta venenosa
(em português) Informe Técnico nº. 25, de 29 de maio de 2007 – Esclarecimentos sobre as avaliações de segurança em produtos contendo Morinda Citrifolia, o “Noni” – ANVISA (Brasil)
Categorias: RubiaceaeFrutos
(texto de Cláudia Sá)

Muitas feiras e supermercados já vendem a noni. O ideal é consumir noni fresca ou em forma de suco. Mas não exagere! Alguns estudos suspeitam que o consumo excessivo de noni pode provocar problemas nos rins e no fígado.

Teles  sua produção agrícola por planta  é muito alta e relativamente fácil por não apresentar grandes problemas fito sanitários  na região de Catanduva, ESP], mas tem o grande inconveniente de ter um cheiro nauseabundo após a sua maturação, dificultando em muito seu consumo in natura, exigindo sua produção comercial, misturada com suco de uva ; usada  nas manipulações  industriais.

 

Valor Alimenticio:

Moradores do Sudoeste da Ásia e os aborígenes da Austrália ingerem a fruta crua com sal, ou cozida com especiarias. Apesar do seu cheiro classificado como desagradável, as pessoas alimentam-se deste fruto, quer cru, quer cozido. O fruto também contém muitas sementes que normalmente são ingeridas depois de assadas.
Wikipedia.com.br


Preparo e Conservação

Forma Conservação: Suco fruta [duas] batidos no liquidificador com 0,5 L de suco de uva conservado no liquidificador; dose: 1,5 cm3/dia.


Uso Medicinal

Uso Principal:

O noni estimula a produção de linfócito T do sistema imunológico. As células desempenham um papel central no combate às doenças.
O noni atua fortalecendo a função do sistema imunológico incluindo a produção de macrófagos e/ou linfócitos que constituem um componente vital das defesas naturais do organismo.

O noni combate muitos tipos de bactérias.
O noni tem efeitos únicos contra as dores.
O noni inibe a função pré-cancerígena e o crescimento de tumores malignos,permitindo que as células anormais funcionem com maior normalidade.

O Dr. Schechter diz: “Como terapeuta clínico, verifiquei que o noni produz benefícios terapêuticos significativos, mesmo profundos, tanto de prevenção como de auto-ajuda para uma extensa gama de problemas de saúde.”
Com a lista do Dr. Schechter e com a informação oferecida pelos outros profissionais com os quais me comuniquei, consegui determinar as principais categorias de usos do noni, descritas a seguir.
Apesar de que o noni tem muitas outras aplicações valiosas, como demonstram os gráficos, somente incluí os que estão melhor respaldados por documentação.
HIPERTENSÃO ARTERIAL, diabete, câncer:
Em 1992, a Dra. Isabelle Abbot, reconhecida especialista em botânica, notou que entre as aplicações mais comuns do noni achava-se o controle do diabete, hipertensão e câncer. Revisei a literatura a procura dos fito-nutrientes, ou nutrientes com propriedades curativas, presentes no noni que pudessem ajudar a diminuir a pressão arterial.
A escopoletina, um dos fito-nutrientes entre os componentes do noni, dilata os vasos sanguíneos previamente contraídos. Isto significa que o coração não tem que trabalhar em excesso para bombear o sangue pelos vasos contraídos (estreitos).
Como resultado, a pressão arterial normaliza e o coração se desgasta e sofre menos. A escopoletina contida no noni foi isolada pela primeira vez em 1993 pelos pesquisadores da Universidade do Hawaí.
Acredita-se que, além de dilatar os vasos sanguíneos, a escopoletina também se junte à serotonina. Os estudos realizados com animais demonstraram que a escopoletina pode diminuir tanto a pressão arterial normal como a alta para níveis de hipotensão (pressão arterial baixa anormal).
No caso do noni, entretanto, a escopoletina interage sinergicamente com outros nutracêuticos (nutrientes que atuam como agentes medicinais) fazendo a pressão arterial alta ir para para o nível normal, mas não para um nível inferior ao normal. Não se observou que ela possa reduzir a pressão arterial normal ao nível de hipotensão.

Postado por NONI CHA DESIDRATADO FRUTA SAUDE E VIDA Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no orkut
NONI  CHA DESIDRATADO –FRUTA SAUDE E VIDA
Anapolis 62 37011064, GOIAS 62 93700161, Brazil

O NONI É UMA FRUTA COM 101 BENEFICIOS A SAUDE.
Informação pessoal de imigrante japonês [atualmente com cem anos de idade] afirma que consome o noni a cerca de 50 anos, na forma de suco produzido por dois frutos de noni in natura, batidos em liquidificador com 1,5 litros de suco de uva, tomado na dose de 1 cm3/dia, conservado em geladeira, visando deficiência de artrite.

Uso Normal:

Usos: Conquanto a comunidade científica ainda não se tenha pronunciado oficialmente sobre a matéria, reportam-se-lhe (ao fruto noni e aos seus componentes) popularmente, nas várias culturas, variadas virtudes medicinais e terapêuticas. Ademais, muitos outros usos seculares e até milenares tem sido dados ao fruto em questão, para várias aplicações não-medicinais.
Na China, Japão e Tahiti, várias partes da árvore (folhas, flores, frutos e tronco) servem para tratamento da febre, tratamento dos olhos e problemas da pele, gengivite, constipação [prisão ventre], dores de estômago, ou dificuldades respiratórias. Na Malásia, acredita-se que as flores aquecidas desta planta aplicadas no peito, curam a tosse, náusea e cólicas. Nas Filipinas, é extraído o sumo das folhas como tratamento para a artrite.
O tronco desta árvore produz uma cera castanho-púrpura, chamada de cera-batik, aplicada em pintura sobre tecido, normalmente seda (pintura sobre seda). Conhecida por ser produzida com esta finalidade na ilha de Java, na Indonésia.
A fruta é também usada como champô (xampu, no Brasil) na Malásia, onde se acredita que ajuda no combate aos piolhos.
Pormenor da morinda citrifolia na Indochina, o fruto aplica-se no tratamento da asma e disenteria. Para uso externo, o fruto é descascado, esmagado, misturado com sal e depois aplicado em fraturas de ossos.
No Havaí, o fruto maduro é aplicado em furúnculos para extrair o pus. O extrato de fruta também pode regular a menstruação ou dificuldades urinárias.

fonte: Wikipedia.com.br
——————————————————
Indicações resumidas dos benefícios do sumo de noni: aftas, alcoolismo, alergias, arteriosclerose, artrite, cefaleias, congestão, constipações, depressão, desconforto gástrico, diabetes, distúrbios intestinais, distúrbios respiratórios, dores de cabeça, envelhecimento precosse, espasmos menstruais, febre, feridas, fracturas, frúnculos, gengivite, gripe, herpes labial, hipertensão, indigestão, infecção vesicular, insônias, menstruação irregular, obesidade, obstipação, parasitas intestinais, problemas circulatórios, problemas renais, queimaduras, retenção de liquidos, síndrome de fadiga crônica, sinusite, sistema imunitário, stress, tabagismo, úlcera gástrica.
(fonte: http://www.forlive.com/)

 

 

 

Características:

Dotes fitoterápicos [comprovações apenas de uso popular, se bem que em certos países secular.]
Acelera o metabolismo;
Aumenta a queima de gordura;
Controla o desejo por doces e carboidratos;
Auxilia no aumento da massa magra;
Aumenta a disposição e a energia para encarar a academia.
O noni cresce tanto em florestas, como em terrenos rochosos, ou arenosos. É tolerante a solos salinos e certas condições de seca. É, portanto, encontrado numa grande variedade de habitats: terrenos vulcânicos, ou mesmo em terra calcária.
Pode crescer até 9 m de altura e tem folhas finas simples, de coloração verde clara, com veias vincadas. A planta dá flores e frutos durante todo o ano. As flores são pequenas e brancas. A fruta contém muitas sementes e tem um forte odor quando colhida, daí que seja por vezes descrita como fruta de queijo ou fruta de vómito.
Ninho de formigas-tecelãs ou tecedeiras. O fruto é oval e atinge de 4 a 7 cm de tamanho. Quando surge, apresenta cor verde, mudando para amarela e por fim, quase branca, altura em que o fruto é colhido. Apesar do seu cheiro classificado como desagradável, as pessoas alimentam-se deste fruto, quer cru, quer cozido. O fruto também contém muitas sementes que normalmente são ingeridas depois de assadas.
A planta é especialmente atrativa para as formigas-tecelãs ou tecedeiras (oecophylla), que fazem ninhos nas folhas desta planta. Essas formigas protegem a planta de certos insectos parasitas. O cheiro da fruta também atrai o morcego-da-fruta, que ajuda disseminar as sementes.
No Havaí é extraída uma tintura amarelada da raiz, usada para tingir tecidos. No Suriname, assim como em outros países, a árvore serve como para-vento, suporte para videiras, e também árvores de sombra para arbustos de café. Nos Estados Unidos e Canadá, noni é anunciado como produto dietético.
bio. Segundo o alegado descobridor desse princípio ativo, Ralphe Heinicke, este diz que a xeronina é “um novo alcalóide, útil em medicina, alimentação, e em campos industriais.”; “A composição, caracterização, o modo de ação e a utilidade do novo alcalóide, a xeronina (isolado de um grande número de substâncias naturais), podem ser conseguidos por meio de determinadas técnicas e precauções.”
No entanto, até ao ano de 2006, 20 anos após o primeiro anúncio da descoberta da xeronina, não foi lançado nenhum artigo numa publicação científica sobre este. A estrutura química do xeronina ainda hoje é desconhecida.
INFORMAÇÕES SOBRE O NONI: O fruto é oval e atinge de 4 a 7 cm de tamanho. Quando surge, apresenta cor verde, mudando para amarela e por fim, quase branca, altura em que o fruto é colhido.
fonte:wikipedia.com.br

 

 

Foto:

Foto 2:

Foto 3: