Erva-de-jaboti

Nome cientifico: Peperomia pellucida (L.) H.B.K.

Sinonímia: Comida-de-jabotí.

Composição Química: Maticina, taninos


Dados para Cultivo

Propagação: Planta nativa, sementes.

Espaçamento: Planta nativa.

Época de Plantio: Planta nativa.

Época Colheita: Folhas e planta toda: ano todo.


Informações Gerais

Valor Alimenticio: Pode-se come-la na forma de saladas.


Uso Medicinal

Uso Principal:

Forte diurético, de toda planta em infusão. Estuda-se sua ação evitando enfarto das coronárias.

Um extrato aquoso da parte aérea de Peperomia pellucida (L.) HBK (Piperaceae) foi testado para anti-inflamatório (edema de pata induzido por carragenina e ácido araquidônico) e atividade analgésica (contorções abdominais e placa quente) em ratos e camundongos, respectivamente . A administração oral de 200 e 400 mg / kg do extrato aquoso exibiu uma atividade anti-inflamatória no teste de carragenina, que foi baseado na interferência com a síntese de prostaglandinas, como confirmado pelo teste do ácido araquidônico. No teste de contorção abdominal induzido por ácido acético, 400 mg / kg do extrato da planta tiveram a maior atividade analgésica, enquanto no teste da placa quente a melhor dose foi de 100 mg / kg. O LD (50) mostrou que Peperomia pelúcida (5000 mg / kg) apresentou baixa toxicidade.

Atividade antiinflamatória e analgésica de Peperomia pellucida (L.) HBK (Piperaceae).
de Fátima Arrigoni-Blank M1, Dmitrieva EG, Franzotti EM, Antoniolli RA, Andrade MR, Marchioro M.

Uso Normal:

Usa-se a planta toda, na forma de infusão, como: diurético, hipotensor (pressão alta), emoliente, pruridos, tosse, dor de garganta, arterioesclerose das coronárias, previne infarto do miocárdio, para feridas e chagas (aplicação local tópica), Usa-se as folhas e hastes tenras, na forma de saladas também ou refogados, .

Características: Nativa da Amazônia, Pará, Amapá, Ceará, Venezuela, Guianas. Planta herbácea, carnosa, haste delicada, folhas alternas membranáceas, codiformes, inflorescência em espigas axilares, minúsculas, flores amareladas, frutos drupas diminutas triangulares e lisas.

Foto:

Foto 2:

Foto 3:

Foto 4: