Damasco

Nome cientifico: Prunus armeniaca; Prunus sibiricae

Sinonímia: Abricó

Composição Química:

Contem Vit. A , Vit. B1 (Tiamina), Vit. B2 (Riboflavina), Vit. C (Ácido ascórbico), potássio, fósforo, cálcio, sódio, ferro .
Botsaris: amigdalina, amigdalase, prunase, ácidos graxos.


Dados para Cultivo

Propagação: sementes e mudas

Espaçamento: sem dados

Época de Plantio: sem dados; provável verão chuvoso

Época Colheita: folhas: período vegetativo; frutos e amêndoas (frutificação).


Informações Gerais

Contra Indicações:

Não é bem tolerado pelos dispépticos. Como contém amigdalina, substâncias que se decompõe formando cianeto de hidrogênio no estômago e pode causar envenenamento por cianeto, se consumida em grandes quantidades. (Alimentos saudáveis & Alimentos perigosos – Reader´s Digest – 1999)
Botsaris indica que 50 unidades por adulto por vez pode ser uma dose letal, e crianças a dose letal é 10 unidades por vez. O tratamento indicado para casos de intoxicação, é: hidratação venosa, carvão ativado, medidas de suporte

Valor Alimenticio:

Fresco é fruta muito nutritiva. Deve ser consumido bem maduro e bem mastigado. É usado em doces caseiros.


Uso Medicinal

Uso Principal:

Botsaris: uso amêndoa da semente para: bronquite crônica; efeito sedativo da tosse; efeito antiparasitário; efeito antibacteriano (Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura, Enterobius vermicularis, Trichomona vaginalis[muito bom efeito com uso na forma de pasta aplicada no local]

Uso Normal:

Wipple e Robins demonstram que o fruto é eficiente nos casos de anemia, raquitismo, debilidade geral, desnutrição, usar o fruto maduro. A “amêndoa da semente” triturada, fornece um liquido que é eficiente: dor de ouvido (um pouco aquecida), resfriados, tosse, reumatismo, dores, inchações dos pés e prisão de ventre. Folhas em decocto, em gargarejos, afecções da garganta, angina catarral. (A. Balbach)

Características:

Provavelmente originário da China Continental.
Botsaris: não vegeta bem em nosso pais, sendo seus frutos importados com fins alimentares [época de natal]. Não usar a semente de abricó [Hammea americana L] como substituto pois são de famílias diferentes.

Foto:

Foto 2:

Foto 3: