Cipó-guaimbê

Nome cientifico: Philodendron bipinnatifidum Schott

Sinonímia: cipó-imbé, filodendro, imbé, guaimbé, banana-de-macaco, costela-de-Adäo,[http://trigramas.bireme.br]


Dados para Cultivo

Propagação: principalmente por semente

Espaçamento: planta tambem usda como ornamental com plantaio até em vasos

Época de Plantio: primavera e verão

Época Colheita: folhas e caule: período pré-florescimento; sementes: período frutificação; raiz: dormencia durante inverno seco; flores:


Informações Gerais

Contra Indicações:

Existem relatos de toxidade da planta.
Teles recebeu informações pessoais indicando um forte efeito anafrodisíaco, baixando fortemente o libido dos homens.


Preparo e Conservação

Forma Preparo: ver informações diversas uso principal.


Uso Medicinal

Uso Principal:

Lorenzi indica seu uso para: anti-reumática, antialgésica; vesicatória; vulnerária. Folhas e cule prodiuzem suco caustico contra orquite; reumatismo e úlcera. Pó da raiz é drástico [purgante]. Sementes usadas contra vermes intestinais. Decocto de folhas frescas e casca, contra hidropisia e externamente na forma de banhos contra erisipela e inflamações reumáticas e orquite. Externamente como cataplasma de flores frescas e amasadas contra úlceras externas [feridas].

Uso Normal:

existem relatos de sua utilizaçäo em erisipela, inflamações reumáticas, orquite; as folhas säo aplicadas sobre úlceras. A raiz em pó é conhecida como purgatico drástico. O uso popular define o uso,de suas folhas como anafrodisícao, [assim como as emanações noturnas dos seus extratos, afastando de suas casas essas plantas]; e do fruto, conhecido como “banana” como forte afrodisíco

Características:

Plantas adultas a raiz aérea escora apresenta ductos secretores (resiníferos) de origem esquizógena, cilindro vascular lobado, laticíferos entre cordões de floema de tamanho conspícuo Na lamina foliar(AU).[http://trigramas.bireme.br]
————————————————
O Guaimbê é uma planta ornamental, nativa do sul do Brasil, amplamente existente principalmente nas região de elevada umidade. São em geral plantas semi-trepadeiras, de caule frágil, com raízes aéreas pouco resistentes.
Possui grandes folhas e suas flores são minúsculas, agrupadas em forma de espiga sob uma capa que se abre quando estão prontas para a fecundação.
Suas folhas são espetaculares. Gigantes, elas são profundamente recortadas, o que a torna uma planta escultural, diferente. Além disso, apresentam uma coloração verde escura e são muito brilhantes. As flores têm pouca importância ornamental. Pode ser arranjada em vasos para decorações de interiores ou mesmo no jardim, plantada isolada ou em grupos. Dá um ar tropical aos ambientes.
Frutifica nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro contendo em um kg de sementes aproximadamente 650.000 unidades, a germinação ocorre em 10 – 30 dias, dependendo do substratos ou mistura de propagação adotado.
[www.plantasonya.blogspot.com]

Foto:

Foto 2:

Foto 3: