Erva doce (não confundir com o chá de erva-doce)

Nome cientifico: Pimpinella anisum

Sinonímia: Algumas espécies do gênero: Pimpinella.







Composição Química:

Anetol, óleo essencial.
http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Pimpinella_anisum.htm


Informações Gerais

Contra Indicações:

Contra-indicações/cuidados: o óleo essencial em altas doses provoca intoxicação acompanhada de tremores. O abuso crônico provoca convulsão e confusão mental.
Não usar durante a gravidez e se tiver problemas crônicos gastrointestinal, como úlcera duodenal ou gástrica, refluxo do esófago, colites ulcerosas, colites espasmódicas e diverticulites. Pode causar alucinações. Em pessoas predispostas, mesmo em doses normais pode haver alergia.

http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Pimpinella_anisum.htm


Uso Medicinal

Uso Principal:

Propriedades medicinais: calmante, cicatrizante, diurética, estimulante, estimulante gastrointestinal, estomático, expectorante, galacto gênica, sudorífico, tônico.

Indicações: acidez estomacal, asma, bronquite, cólica intestinal, contração muscular brusca (espasmo), dispepsia nervosa, dor de barriga, dor de cabeça, gases, inflamação, palpitação, tosse crônica, vômito. Ajuda na expulsão dos gases do aparelho intestinal. Estimula a diurese. Aumenta a transpiração. Diminui a densidade e aumenta a fluência do muco dos pulmões.Parte utilizada: fruto seco

Modo de usar: 0,3 gs de extratos a 70-90%, por dose.

http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Pimpinella_anisum.htm

Uso Normal:

ERVA-DOCE tem a mesma substância que o medicamento TAMIFLU,remédio que todas as vítimas da gripe A – H1N1 tomam. (produzido a partir da planta Anis estrelado nome comercial TAMIFLU . Uma médica, descobriu no seu laboratório, que uma substância que teoricamente esta no famoso TAMIFLU, aparece no CHÁ DE ERVA-DOCE .Aconselha-se tomar o chá como se fosse café, após as refeições.

Um infectologista do hospital São Domingos, recomenda tomar de 12 em 12/horas o chá de erva doce, ela mata o vírus da influenza.
(Só repassando…enviado pela amiga Miriam -estilicida – em Catanduva);
>>>TELES ALERTA- DADO A IMPORTÂNCIA DESTE ASSUNTO, TANTO TERAPÊUTICO COMO ECONÔMICO/SOCIAL, E CONSIDERANDO QUE ESTE CHÁ É DE USO POPULAR HA MUITOS ANOS SEM TER APRESENTADO IATROGENIA (contra indicações, RECOMENDA QUE ESTA DÚVIDA SEJA MELHOR ESTUDADA, POIS EM ÉPOCAS DE “EPIDEMIAS de Gripes Influenza” EM ANOS PASSADOS, O PRODUTO TAMIFLU FOI ALVO DE CONTENÇÃO COMERCIAL PROVOCANDO ESPECULAÇÕES INFLACIONÁRIAS QUE AGITARAM A SOCIEDADE. RECOMENTA ENTRETANTO QUE O ASSUNTO CITADO EXPLORE MELHOR A PLANTA ANIS ESTRELADO, POIS ESTA ESTÁ INSERIDA NO MESMO CONTEXTO.o uso de anis estrelado e erva doce para gripe suína œ … – UFMTwww.ufmt.br/hujm/arquivos/69e719af87db0ae7138f5d20a652bea0.pdf25 de ago de 2009 – (Oseltamivir) utilizado para minimizar os efeitos da Gripe A H1N1 (Gripe Suína). Informa ainda que a erva doce (Pimpinella anisum) possui os mesmos componentes do anis estrelado, portanto esta planta poderia ser utilizada em pacientes com diagnóstico de Gripe Suína. Preocupados com uso …

Modo de usar: 0,3 gs de extratos a 70-90%, por dose.

Foto:

Foto 2:

Foto 3:

Foto 4: