Curcuma longa (Açafroa; açafrão-da-terra)

Nome cientifico: Curcuma longa L.

Sinonímia (NO BRASIL, PELAS DIMENÇÕES TERRITORIAIS DO NOSSO PAIS, É NORMAL A REPETIÇÃO DE NOMES COMUNS DE PLANTAS TOTALMENTE DIFERENTES EM DIFERENTES PARTES DO PAIS): Gengibre amarelo; açafrão; cúrcuma; açafroa;açafrão da terra
UFA-Textos Acadêmicos -Pinto; Santiago; Lameira.

Composição Química:

Óleo essencial. resinas, substância amarga, curcumina (diferuloilmetano, amarelo de tumeric)   UFlA-Textos Acadêmicos -Pinto; Santiago; Lameira.

____________________________________________________

>NOTÍCIA MUITO IMPORTANTE , RECEBIDA EM 20/08/2021

[20:01, 16/08/2021] RenatoBauab: Um grupo de pesquisadores projetou novo modelo de curativo cutâneo multifuncional para tratamento de feridas à base de curcumina, substância retirada do açafrão-da-terra. A curcumina apresenta atividades bactericida, antioxidante e anti-inflamatória.

Além de driblar as limitações da curcumina, ele é capaz de liberar o princípio ativo contido no interior do curativo, de forma controlada, o que nem sempre ocorre em versões tradicionais.

O resultado obtido abre caminho para ampliar o uso de curativos multifuncionais nesse modelo, de liberação lenta de compostos bioativos para tratamento de queimaduras e úlceras, por exemplo.

Detalhes: bit.ly/3CL1W7l

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações / Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento / Ministério da Educação
—————————————————————————————

  • Curativo nanotecnológico é capaz de liberar o princípio ativo contido em seu interior de forma lenta.
  • Produto é feito à base de curcumina, substância retirada do açafrão-da-terra.
  • Curcumina apresenta atividades bactericida, antioxidante e anti-inflamatória.
  • Em laboratório, o curativo apresentou forte ação antimicrobiana contra a Staphylococcus aureus, bactéria comumente associada a infecções de pele.
  • O resultado abre caminho para ampliar a aplicação de curativos multifuncionais de liberação lenta de compostos bioativos para tratamento de ferimentos como úlceras e queimaduras.
  • Cientistas procuram parceiros interessados em avançar no desenvolvimento do produto e realizar testes em escala para entrada no mercado.

 


Dados para Cultivo

Propagação: rizomas

Espaçamento: 1 X 1,5 m

Época de Plantio: Início verão chuvoso.

Época Colheita: raiz: época seca do ano ou em estados de estresse da planta tais como no pre- florescimento,


Informações Gerais

Valor Alimenticio:

Na culinária é usada como aromatizante.
UFA-Textos Acadêmicos -Pinto; Santiago; Lameira.

Observações:

É um corante natural, usado na indústria de alimentos, farmacêutica, de tecidos, especialmente sedas e lãs.
UFA-Textos Acadêmicos -Pinto; Santiago; Lameira.
——————————————————————————————
Dr Andrews  : misturar pimenta do reino para aumentar a absorção !!!


Preparo e Conservação

Forma Preparo: A tintura é preparada a 20% deixando o rizoma triturado em maceração em álcool 70 % ; durante 3 dias;  Dosagem de 2-5 ml na forma de tintura até 3 vezes ao dia.


Uso Medicinal

Uso Principal:

Prisão de ventre; auxílio à digestão; celerífera; (uso de rizomas)

UFA-Textos Acadêmicos -Pinto; Santiago; Lameira.
———————————————————————————
Dr A. C. >>Poderosa ação anti-inflamatória;

Uso Normal:

A tintura é preparada a 20% deixando o rizoma triturado em maceração em álcool 70 % ; durante 3 dias;  Dosagem de 2-5 ml na forma de tintura até 3 vezes ao dia.

Saladas feitas com rizomas frescos (10 a 20 g /dia

UFA-Textos Acadêmicos -Pinto; Santiago; Lameira.
————————————————————————
Dr Andrews Cavalliere apresenta os usos seguintes para esta planta:
problemas crônicos; alergia; artrite; diabete; psoríase; reduz colesterol; antimicrobiana (na pele com a ação do sol é bactericida; antiplaquetária; reduz viscosidade do sangue; neutraliza radicais livres; controla inflamações em todo corpo; previne cancer; demência; doenças auto imunes; ação anticoagulante; tratamento para icterícia; gastrite, hiperacidez, aumenta muco da parede estomacal; alivia náuseas (em viagens); diminui risco de acidente vascular cerebral; reduz risco de infarto, psoríase e pé-de-atleta

Características:

Origem: Ásia; planta herbácea vivaz; introduzida no Brasil nos tempos coloniais; e cultivadas nos países tropicais.Suas folhas são longamente pecioladas, invaginantes, grandes, olongo-lanceoladas. FLORES AMARELAS, PEQUENAS,DISPOSTAS EM ESPIGAS, COMPRIDAS, Tem rizoma carnoso, de cor intensamente alaranjada,; cultivada em solo fértil; arenoso e de fácil drenagem; de preferência com clima temperado e úmido
UFA-Textos Acadêmicos -Pinto; Santiago; Lameira.

Foto:

Foto 2:

Foto 3:

Foto 4: