Borrage (Borrago)

Nome cientifico: Borago officinalis L.

Sinonímia (NO BRASIL, PELAS DIMENÇÕES TERRITORIAIS DO NOSSO PAIS, É NORMAL A REPETIÇÃO DE NOMES COMUNS DE PLANTAS TOTALMENTE DIFERENTES EM DIFERENTES PARTES DO PAIS): Nomes Vulgares: Borrage, chupa-mel, borrago, borragemhttp://www.terracha.com.br/plantas-medicinais/borragem/

Composição Química:

Mucilagens; Flavonóides; sais de potássio. www.terracha.com.br


Dados para Cultivo

Propagação: Sementes.

Época de Plantio: Início verão chuvoso.

Época Colheita: Folhas durante período vegetativo, preferencialmente logo após início do florescimento.


Informações Gerais

Contra Indicações:

Contra-Indicações Flores e folhas: gravidez, devido ao conteúdo em alcaloides pirrolizidínicos. Efeitos secundários e toxidade ; Ter em conta a possível hepatotoxicidade e atividade cancerígena dos alcaloides pirrazolidínicos, principalmente ao se usar as flores, pelo que o seu uso interno deve ser evitado, principalmente por períodos longos.http://www.terracha.com.br/plantas-medicinais/borragem/O consumo de grandes quantidades de folhas pode induzir ao câncer. Das folhas devem ser retirados todos os pelos. www.plantamed.com.br

Valor Alimenticio:

Suas folhas também são comestíveis e têm sabor parecido com o pepino. o óleo de borragem é utilizado de maneira similar ao óleo de prímula,


Uso Medicinal

Uso Principal:

Partes Utilizadas Flores, óleo obtido das sementes e ocasionalmente as folhas.Farmacologia e Atividade Biológica-
Flores e folhas: as mucilagens explicam as propriedades.

Flores e folhas: afecções das vias respiratórias: constipações, gripes. Bronquites. Inflamações orofaríngeas e geniturinárias para aumentar a diurese. Externamente em afecções dérmicas.- Óleo das sementes: hipercolesterolemia, síndrome pré-menstrual, transtornos do climatério. Em afecções dérmicas como eczema, psoríase, ictiose e no rejuvenescimento cutâneo. Principais indicações Problemas cutâneos (o óleo das sementes, por via interna e tópica).Formas de Administração e posologia Uso interno- Cápsulas gelatinosas com 75 mg de óleo g/l.- Pomadas e cremes com óleo a 5%.

http://www.terracha.com.br/plantas-medicinais/borragem/

Uso Normal:

Indicações Assim como o óleo de prímula, o óleo obtido das sementes da Borragem é rico em ácido gama-linoleico. Sendo assim, o óleo de borragem é utilizado de maneira similar ao óleo de prímula, ou seja, para aliviar os sintomas da TPM, irritações na pele, eczemas, etc. Possui propriedades sudorífera, antidepressante, febrífugo, depurativa.

http://www.fitoterapicos.info/borragem.phphttp://www.fitoterapicos.info/borragem.php

Trata-se de uma planta anual(germina e morre em um ano) cuja característica mais marcante é a camada de pelos que recobre toda a planta. Nativa da região do Mediterrâneo, a Borragem atinge cerca de 70 cm de altura. Produz flores pequenas, cor azul/lilás, comumente utilizada na culinária como decoração. Suas folhas também são comestíveis e têm sabor parecido com o pepino. Indicações Assim como o óleo de prímula, o óleo obtido das sementes da Borragem é rico em ácido gama-linoleico.

Características:

Habitat e Distribuição Planta herbácea anual, mediterrânea, preferindo terrenos ricos e azoto. Cultivada para a produção de sementes. Freqüente nos campos cultivados e incultos, hortas, caminhos, vales em quase todo o continente e região autônoma da Ilha da Madeira.

http://www.terracha.com.br/plantas-medicinais/borragem/http://www.fitoterapicos.info/borragem.phpTrata-se de uma planta anual (germina e morre em um ano) cuja característica mais marcante é a camada de pelos que recobre toda a planta. Nativa da região do Mediterrâneo, a Borragem atinge cerca de 70cm de altura. Produz flores pequenas, cor azul/lilás, comumente utilizada na culinária como decoração. Suas folhas também são comestíveis e têm sabor parecido com o pepino.

Foto:

Foto 2:

Foto 3: