Cenoura

Nome cientifico: Daucus carota, L.

Sinonímia (NO BRASIL, PELAS DIMENÇÕES TERRITORIAIS DO NOSSO PAIS, É NORMAL A REPETIÇÃO DE NOMES COMUNS DE PLANTAS TOTALMENTE DIFERENTES EM DIFERENTES PARTES DO PAIS): Cenora-brava, cenoura-selvagem. Cultivares: Inverno: Blanze, Colamar, Fancy, Flacoco, Flakee, Forto, Frantes, Fuyumaki, Nandor, etc. Primavera-verão: carandaí, Carol, Harumaki, Larissa, Nova Kuroda, Prima, Shin Kuroda. Redonda: Paris, Planeta.
fonte:IAC

Composição Química:

Pigmentos, mucilagem, vitamina A e sais minerais, beta-caroteno, lecitina, glutamina, asparagina, pectina, sacarose, glicose, albulmina, óleos essenciais.
Dr A.C>>>asarona; sacarona;pineno; limoneno


Dados para Cultivo

Propagação: sementes (5 kg/há)

Espaçamento: sulcos a cada 25 cm, entre plantas: 6 cm (canteiros)

Época de Plantio: inverno, primavera, verão, de acordo com a variedade

Época Colheita: rizoma e folhas: 3 a 4 meses após semeadura, conforme cultivar.


Informações Gerais

Contra Indicações:

Dr AC >>não usar as sementes na gravidez; consumir produção organica para  evitar excesso de adubo edefensivos

Valor Alimenticio:

Fonte de Vit. A, B1, B2, Niacina, C, potássio, sódio, cálcio, fósforo, enxofre. Quanto mais amarelo mais rico em caroteno ( Vit. A ) . Na forma de suco pode ser incluído em sopas ( cuidado com excesso pois é laxante ), substitui o leite de vaca,


Uso Medicinal

Uso Normal:

Raiz in natura, sucos, em casos de cegueira noturna proveniente da falta de níveis normais de cálcio, pela sua riqueza em caroteno que o organismo transforma em vitamina A. Ajuda a pele a ficar macia e aveludada. Estimula o apetite e excita a secreção da bílis. Pelo seu caroteno aumenta o número de glóbulos vermelhos no sangue atuando portanto na anemia. Ajuda o organismo combater as infecções, nas cólicas nefríticas, no reumatismo, na gota, é diurético dependendo das doses, é também laxante e seu suco combate a prisão de ventre. Aumenta a secreção do leite materno, nas enfermidades do fígado.

[ Dr. Leo Manfred afirma que ela cura icterícia e a recomenda para psoríase, eczema e outras enfermidades da pele]. Para asma, afonia, tosse com catarros, limpar vias respiratórias, deve-se cozer 250 g de cenoura em meio litro de água, até que se torne viscosa, acrescentar leite e adoçar com mel. Na erisipela e na elefantíase, usa-se cataplasma de cenoura crua ralada, ajudando também nas dores do panarício, inflamações e queimaduras nos dedos e úlceras abertas na pele. Como é rica em fósforo, recomenda-se para mente cansada por esforço intelectual e alterações nervosas. Na tuberculose, deve-se tomar o suco de cenoura, diversas vezes ao dia. Suas sementes cozidas atuam em: carminativas, como aperitivas (aumentam apetite), emenagogos, anti-helmínticas (contra vermes), amenorreia, histeria feminina, catarros bronquiais crônicos (usar 15 gramas de semente em 1 litro de água sem cloro, tomar 2 xícaras por dia). Sementes moídas, para: eczema úmido, anúria, litíase (1 g sementes para um pouco de mel, 3-5 vezes/dia). (Dados de A. Balbach)

Características:

hortaliça anual herbácea, com raiz tuberosa reta e sem ramificação, cônica ou cilíndrica, coloração alaranjada.

Foto:

Foto 2:

Foto 3:

Foto 4: