Capim-limão (Erva-cidreira-capim)

Nome cientifico: Cymbopogon citratus (DC); C. distans (Nees)

Sinonímia: Capim-cheiroso, erva-cidreira, capim-limão, capim-santo, capim-de-cheiro, capim-marinho, capim-cidró, citronela-de-java, capim-cedrilho, patchuli, capim-catinga, capim-cidreira, chá-de-estrada, cidrá, citronela-de-java, capim-cidrilho, patchuli, capim-catinga, capim-ciri, grama-cidreira, capim-citronela

Composição Química:

Contem 0,5% de óleo essencial (citral, que é básico para síntese vitamina A e do ácido rinótico, e aromas de lírio e violeta) , mirceno, alcaloides, saponinas, cumarinas, flavonoides.
Botasaris: óleos essenciais (citral, geraniol, linatol, citronelal, isocitral, nerol, farsenol), caproato de geraniol, caproato de linalol, derivados triterpenos (dipenteno, mirceno), metil-heptanona, ácidos graxos).


Dados para Cultivo

Propagação: divisão de touceiras

Espaçamento: moitas distantes 1,5 m

Época de Plantio: com calor e umidade, irrigação: ano todo

Época Colheita: folhas, período vegetativo; rizomas, início do florescimento após repouso vegetativo.


Informações Gerais

Contra Indicações:

Botsaris: em tosse por calor com catarro purulento; a erva é amornante e piora os sintomas de calor; em dores abdominais por calor do estômago, com aumento do apetite, halitose e sede intensa.

Observações:

Servida à quente estimula a transpiração, à frio é refrigerante. O aroma das folhas desaparece grandemente com a secagem.


Uso Medicinal

Uso Principal:

Comprovação farmacológica: atua nas cólicas uterinas, intestinais, nervosismo, estados de intranquilidade. Usar, folhas e rizomas da planta em início do florescimento, na forma de infuso.

Uso Normal:

Tem ação microbiana pelo 0,5% de óleo essencial-mitral,[forte ação antifúngica “in vitro”, inibindo crescimentos de fungos do gênero Tricophyton e Mycrosporum. A potencia foi comparada com a giseofulvina. Mas falharam em atividades bactericidas em gram-positivas e gram-negativas atividade calmante, espasmolítica suave, analgésica (mirceno), atua em pequenas crises de cólicas uterinas e intestinais, nervosismo e intranquilidade, tem ação antimicrobiana (óleo essencial). Pode-se toma-lo à vontade como chá e refrigerante pois é desprovida de qualquer efeito tóxico, usar: folhas e rizomas da planta em início do florescimento, em infuso. Tem ação carminativa nos gases intestinais [pelo citral] usando infusão de 5 g por copo de água, dose adulta: 3 xícaras de chá por dia; dose infantil: 1 xícara chá dia, que pode ser dividida em colheradas ou gotas

Características:

Herva quase sem caule, cespitosa, com folhas lanceoladas, longas, estreitas e aromáticas, com forte cheiro de limão (daí seu nome popular), originária da Europa e veio com os colonisadores, muito bem adaptada no Brasil, em plantios industriais permite até 4 colheitas -cortes- ano. Existe também o      C. flexuosus que tem as mesmas propriedades.

Foto:

Foto 2:

Foto 3: