Nome cientifico: Desmodium adscendens (Sw.) DC, Desmodium canum
Sinonímia (NO BRASIL, PELAS DIMENÇÕES TERRITORIAIS DO NOSSO PAIS, É NORMAL A REPETIÇÃO DE NOMES COMUNS DE PLANTAS TOTALMENTE DIFERENTES EM DIFERENTES PARTES DO PAIS): Carrapicho-focinho-de-boi, beiço-de-boi, amores-do-campo, marmelada-de-cavalo,
carrapicho-beiço-de-boi, amor-agarrada, amorico.
Dados para Cultivo
Propagação: planta nativa, sementes que se fixam na pele e roupas
Espaçamento: planta nativa
Época de Plantio: planta nativa, considerada espontânea
Época Colheita: folhas, planta toda (na forma de pó): ano todo (espontânea, "daninha").
Informações Gerais
Observações:
recebido de consultas
Carrapichinho Beiço de Boi é mais encontrado em gramas, ele serve para infecção urinária. Cistite. Aqui no interior do Espírito Santo usamos junto com uma erva chamada rebenta pedra.
Uso Medicinal
Uso Principal:
É excelente diurético, usar folhas, infusão, uso interno. Na África seu uso deve muito sucesso para asma, usando-se o pó da planta na forma de infusão (chá bebido) ou inalado o seu vapor com funil de papel [ para receber as “fumaças” da infusão, nas narinas ] vestindo a Xícara de chá ou ambos.
Uso Normal:
Folhas, uso interno, chá por infusão ou decoção: afecções renais, uretrite, cistite, blenorragia, disfunções gástricas e hepáticas, prisão-de-ventre, nervosismo, purificador de sangue ou desintoxicante do corpo (depurativo), limpador das vias urinárias, afecções dos ovários (inflamação), leucorreia, corrimento vaginal, hemorragias, diarreia. Externamente na forma de banhos para: afecções vaginais. As raízes em decoto, uso interno, para: malária, usado também como contraceptivo (para não engravidar).
Características:
Nativa do Brasil, aonde é considerada uma “erva daninha”, é rasteira, de pequeno porte, perene, estolonífera, crescendo enraizando ramos vegetativos, folhas trifoliadas e arredondadas, tem flores pequenas, de coloração rósea, reunidas em panículas terminais, com frutos pequenos tipo vagens, que são cobertas por uma substância que permite que a mesma adere facilmente na roupa ou no pelos dos aminais e assim seja distribuída com facilidade pelos campos.
Foto 2:
Foto 3:
Foto 4:
Anizio vidal