Batata

Nome cientifico: Solanum tuberosum, L.

Sinonímia: Batata-inglesa, Achat, apuã (IAC-5977), aracy (IAC-2), baraka, bintje, delta, elvira, itararé (IAC-5986), jatte-bintje, montana

Composição Química:

Vitamina C (uma batata média fornece 25 mg), vit B6, niacina, ferro, magnésio, potássio e zinco.


Dados para Cultivo

Propagação: batata semente

Espaçamento: 0,8-1,0 m entre linhas, 20 cm entre plantas.

Época de Plantio: seca: jan-mar; inverno: abril-julho, águas: ago-de

Época Colheita: após 3-4 meses após plantio: rizoma; folhas, flores, raiz, todo ciclo


Informações Gerais

Contra Indicações:

Pelo alto teor de potássio não deve ser usada abusivamente pelos que tem problemas nos rins. Não é recomendado para quem é obeso, aterosclerose, cardiopatas, dispépticos o uso de batata frita por absorver muita gordura (115g de batatas fritas tem 300 calorias e uma xícara de purê tem 130 calorias). Batatas devem ser conservadas enterradas e sem brotos, pois se tomarem sol podem provocar intoxicação , colite, e disenteria (por conter solanina que é substância venenosa, um alcaloide).

Valor Alimenticio:

Fonte de potássio, fonte de energia, Vit. C, ferro esta na casca, na forma de suco ( batata c/ casca) é rica em ácido ascóbico ( fonte de Vit. C), tem Vit B1 e Vit. B2. Para seu consumo é melhor preservar a casca pois a maioria dos nutrientes ficam rente a mesma.


Uso Medicinal

Uso Normal:

Prevenção do escorbuto, acidez do estômago e úlceras (como suco da batata fresco pois reduz a secreção do HCl – ácido clorídrico), batata cosida p/ diabete, gota e males da vesícula; reumatismo, artrose em geral, prostatite, nefrite, pedras na bexiga, retenção de urina, cistite, ovarite, metrite, desinflamante e calmante. Como purê para irritação intestinal, colite. Folhas, flores e rizomas, uso interno, forma de tisana : diarreia, reumatismo, convulsões.

Características:

Planta anual, de raízes finas e caule em rizomas, que é a parte comestível da planta. A reprodução é por partes dos rizomas que contém as gemas , “olhos”. É de crescimento rasteiro.

Foto:

Foto 2:

Foto 3: