Azedinha

Nome cientifico: Oxalis acetosella

Sinonímia: Aleluia, trevo-azedo,
A espécie Rumex acetosa possui 15 sinônimos reconhecidos atualmente.[2]

Acetosa agrestis Raf.
Acetosa amplexicaulis Raf.
Acetosa angustata Raf.
Acetosa bidentula Raf.
Acetosa fontanopaludosa (Kalela) Holub
Acetosa hastifolia Schur
Acetosa hastulata Raf.
Acetosa magna Gilib.
Acetosa officinalis Gueldenst. ex Ledeb.
Acetosa olitoria Raf.
Acetosa pratensis Garsault
Acetosa pratensis Mill.
Acetosa subalpina Schur
Rumex biformis Lange
Rumex fontanopaludosus Kalela

Fonte Wikipedia

A azedinha, de nome científico rumex acetosella, é uma planta pertencente à família das polygonaceae, sendo também conhecida por outros nomes, como trevinho, trevo, acedrilla, erva azeda, azeda do campo e outros.

Trata-se de uma planta que cresce em locais escuros em abundância e cria um denso cobertor que apresenta uma bonita coloração esverdeada. Não raro, a planta azedinha é encontrada no mesmo habitat em que crescem as samambaias.
https://www.remedio-caseiro.com/planta-azedinha-beneficios-desta-planta-para-saude/

Composição Química:

Rica em vitamina C, ácido oxálico.

A acidez da azeda deve-se ao bioxalato de potassa (5 a 9%), que é também um dos principais responsáveis pelas suas qualidades medicinais. Contém vitamina C (80 mg/100 g), quercitrina, vitexina e derivados antraquinónicos como a emodina e taninos.[3] Outro componente de interesse é o resveratrol.

Planta azedinha: benefícios desta planta para saúde


Dados para Cultivo

Propagação: espécie nativa - crescimento expontâneo

Espaçamento: espécie nativa - crescimento expontâneo

Época de Plantio: espécie nativa - crescimento expontâneo

Época Colheita: folhas, ano todo, espécie nativa - crescimento expontâneo


Informações Gerais

Contra Indicações:

Pelo elevado teor de ácido oxálico, as pessoas que tem problemas de calculose renal devem evita-la. ttps://www.remedio-caseiro.com/planta-azedinha-beneficios-desta-planta-para-saude/

Valor Alimenticio:

Graças ao seu sabor peculiar, usa-se como condimento na elaboração de vários pratos, cozida ou em saladas. A sopa de azedas é um prato popular em vários países europeus. Apresenta efeitos diuréticos. Devido ao elevado conteúdo de Vitamina C considera-se antiescorbútica.

A azedinha possui ação diurética, febrífuga, anti-inflamatória e desintoxicante. Conheça os benefícios desta planta.

Planta azedinha: benefícios desta planta para saúde

Observações:

Seu suco fresco serve para temperar saladas como o limão. Tem sabor ácido.

Esta planta pode ser usada no preparo de saladas verdes, proporcionando um sabor azedo ao prato, semelhante ao do limão. Também pode ser cozida no preparo de refeições quentes, como sopas, ou adicionada aos sucos, como o suco de laranja com mel e gelo. ttps://www.remedio-caseiro.com/planta-azedinha-beneficios-desta-planta-para-saude/


Uso Medicinal

Uso Principal:

A azedinha é uma planta rica em vitaminas B e C, além de cálcio e outros minerais. Dentre as suas propriedades estão a sua ação diurética, febrífuga, anti-inflamatória, desintoxicante, antibacteriana, cicatrizante, adstringente, anticancerígena, hepática, laxante, antiescorbútica, antisséptica e outras.

Wikepedia

De acordo com pesquisas realizadas, a planta azedinha pode ser útil no combate a inflamações dos rins e em outras partes do corpo, além de auxiliar no tratamento do câncer e reduzir a pressão arterial. Segundo alguns pesquisadores, a raiz da planta contém 100 vezes mais revesratrol que a uva. Esta substância antioxidante auxilia no controle da homeostase, equilibrando as funções do organismo e combatendo inúmeras doenças, principalmente aquelas referentes ao envelhecimento e metabolismo. É indicada para diabetes, principalmente do tipo 2, mais comum nos idosos e que está relacionada ao desequilíbrio homeostático.

A azedinha também pode ser utilizada no tratamento de acnes, feridas, melanoma, prisão de ventre, retenção de líquidos e outras condições de saúde.

Na China, a planta é usada ainda crua para aliviar a região reprodutiva da mulher após partos normais, a fim de prevenir infecções. A azedinha é ainda um dos ingredientes utilizados na formulação de um medicamento bastante conhecido para o tratamento do câncer, denominado essiac.

Uso Normal:

Uso interno, infusão: combate febres, antiescorbútica (muito rica em Vit. C), diurética, depurativa. Uso externo, suco: verrugas.

Foto:

Foto 2: