Aveia

Nome cientifico: Avena sativa L.

Sinonímia: Cultivares IAC-5, IAC-6, IAC-7

Composição Química:

Proteínas ( fitina) gorduras, e sais minerais; amidos ; açúcar; lecitina; saponina; diastase; fosfatase; peroxidase; amilase; maltase; protease.


Dados para Cultivo

Propagação: sementes (40 kg/ha)

Espaçamento: 20 cm entre linhas, 40 sem/m

Época de Plantio: março-abril

Época Colheita: agosto-setembro, 120 dias pós plantio, grãos (flocos)


Informações Gerais

Valor Alimenticio:

É muito usado em doentes em convalescença; em crianças em desenvolvimento. Na forma de farelo bem fino (Oat bran), deve fazer parte da dieta diária de cardiopatas e de pessoas que estejam com o colesterol alto, pois contribuem para redução das suas taxas. Por cada 100 g tem o seguinte: calorias: 326 cal; proteínas : 17g; carboidratos: 46g; lipídios: 8g; fibras alimentares: 15g.

Observações:

Mesmo tendo elevado teor de gordura (ácido linólico), não aumenta o colesterol, o que permite seu uso como preventivo de arteriosclerose.


Uso Medicinal

Uso Normal:

Grãos, uso interno, chá por tisana,: bronquite, afecções renais, gota, insônia, ansiedade, excitação nervosa. Flocos crus misturados com frutas ou cozidos como alimento: avitaminose B e E, convalescenças, deficiência de cálcio, de ferro, e de magnésio, arteriosclerose, desnutrição, obstipação intestinal. Diarréia em adultos e crianças : colocar 1 a 2 colheres de sopa de flocos em 1 xícara de água; cozinhar por 5 minutos; tomar às colheradas após cada evacuação. Dermatoses ou pruridos intensos da pele : em um pilão colocar 2 colheres de sopa de flocos de aveia e adicione 1 colher de sopa de água; amassar bem; estender esta pasta em uma gaze e aplique no lugar afetado, por 15 minutos, 2 a 3 vezes ao dia. Pode ser usado na prevenção da arteriosclerose, pois reduz o teor de gorduras e de açúcar no sangue.

Uso Normal:

Tratamento de abaixamento de níveis de colesterol no sangue, associado a dieta, com pouca gordura e baixos valores calóricos.

Características:

É conhecida desde o tempo dos fenícios. A planta tem colmo simples, cilíndrica, com até 1 metro de altura; folhas lanceoladas, estriadas, as flores apresentas duas ou três espigas. Herbácea anual , com folhas longas formadas por uma bainha que envolve o caule; as inflorescências aparecem na ponta do caule e se ramificam irregularmente formando espigas pendentes; os frutos são oblongos ; afilados nas extremidades, ricos de amido . Sua semeadura deve ocorrer no outono e no fim do inverno. Deve ser ceifada quando a planta já estiver seca e aí os grãos serão separados da palha (debulha) . Para se obter o leite de aveia os grãos devem ser colhidos antes da planta secar. É conhecida desde os tempos primordiais. Imagina-se que seja originária da Europa e da Ásia , sendo hoje conhecida no mundo todo.

Foto:

Foto 2: