Amendoim

Nome cientifico: Arachis hypogaea

Sinonímia (NO BRASIL, PELAS DIMENÇÕES TERRITORIAIS DO NOSSO PAIS, É NORMAL A REPETIÇÃO DE NOMES COMUNS DE PLANTAS TOTALMENTE DIFERENTES EM DIFERENTES PARTES DO PAIS): Amendoí, junguba, mancaria, mandobi, mendobi, menduí, mindubi, mindubim,nani, cacahuete, erdnub
[www.plantmed.com.br].; maucarra, alcagoitas.

Composição Química:

Elevado valor calórico. Contem hidratos de carbono, proteínas, gorduras (muito rico), fósforo, cálcio, ferro, magnésio, potássio, sódio, cloro. Contem hidratos de carbono; tiamina, riboflavina e piridoxina.


Dados para Cultivo

Propagação: sementes

Espaçamento: 60cm linhas e 15-20 sementes/m

Época de Plantio: set-out (plantio das águas) e fev (plantio da seca)

Época Colheita: quando 70% vagens com sinal característico de estarem prontas.


Informações Gerais

Contra Indicações:

Como é alimento formador de ácidos não deve ser consumido por pessoas que sofrem de artrite e quem tenha estômago débil.

Valor Alimenticio:

É altamente nutritivo sendo rico em calorias pelo seu elevado teor de gorduras. É muito consumido na forma de óleo comestível, não sendo entre tando, atualmente, o tipo mais recomendado pelos seus componentes.

Observações:

Seus subprodutos não são mais recomendados para uso em rações de animais cavalares pela constatação de poder provocar tumeres cancerígenos nos testículos.


Uso Medicinal

Uso Normal:

Em jejum, cru com algumas passas é bom para icterícia. Comido com sementes de melão ou abóbora para atividades mentais pesadas. Nos casos de pelagra, deficiência de tiamina, da riboflavina e da piridoxina. Exteriormente na forma de azeite para hemorroidas.

Foto:

Foto 2:

Foto 3: