Almeirão

Nome cientifico: Cichorium intybus L.

Sinonímia: Chicória-amarga.

Composição Química: O almeirão possui um baixo teor calórico, da mesma forma que todos os folhosos. Além disso, possui Cálcio, Fósforo, Ferro, vitaminas A, do Complexo B (B2 e Niacina), e vitamina C em menor quantidade
[ww.brasilescola.com.br].


Dados para Cultivo

Propagação: Sementes (0,9-3 kg/ha).

Espaçamento: 15-25 cmX10-20cm (comercial).

Época de Plantio: Março-setembro no planalto, na serra, ano todo.

Época Colheita: 50-70 dias após plantio, folhas maduras, planta toda, rente solo. Seu período de safra é de agosto a janeiro.


Informações Gerais

Valor Alimenticio: A hortaliça é consumida no preparo de saladas e pratos quentes, podendo substituir a couve, o espinafre e a chicória. Deve-se lavar e escorrer bem as folhas do almeirão antes de consumi-las. Mesmo com todo seu valor nutritivo, o almeirão ainda não é muito comum na mesa do brasileiro.
[www.brasilescola.com.br]

O almeirão deve ser consumido preferencialmente em saladas com o seguinte tempero: frite alguns dentes de alho ou fatias de toucinho em óleo suficiente para temperar a salada, misture um pouco de vinagre e sal, se desejar, e despeje sobre o almeirão.

Quando de boa qualidade, o almeirão deve apresentar folhas verdes, firmes e não muito sujas. Deve ser conservado em geladeira protegido com papel ou saco plástico, onde se conservará por 5 a 7 dias.
[www.vitaminasecia.hpg.com.br].




Uso Medicinal

Uso Normal:

Folhas, uso interno, cruas ou refogadas: avitaminoses A, B, e C, afecções biliares e hepáticas, dispepsias.

Características: Originária da Europa Mediterrânea, o almeirão é uma hortaliça do tipo folha caracterizada pelo seu sabor amargo. A hortaliça é pertencente à família Asteraceae, a mesma da alface, chicória, dente-de-leão e serralha. Por esse motivo, o almeirão é muito parecido com a chicória, diferenciando-se apenas por possuir folhas mais alongadas, estreitas e recobertas por pelos.
[www.brasilescola.com.br].



Foto:

Foto 2:

Foto 3: