Hematomas (ajuda nos sintomas) g*

Plantas Relacionadas na Literatura : Arnica-brasileira [erva-lanceta], Arnica-mineira SF, Arnica-verdadeira, Cajamanga, Erva-lagarto; Guaçatonga; Congonha-de-bugre +, Girassol ++, Mão-Deus [Cinco-pontas]margaridão+ +, Mertiolate (pinhão-manso) ++, Taperebazeiro, .
Sintomas e Causas : Segundo Botsaris, o trauma (que normalmente fica de coloração roxa] causa ruptura de pequenos vasos sanguüíneos e células, e tanto o sangue como o material intracelular são derramados nos tecidos. A presença destes materiais estranhos libera substâncias químicas do nosso organismo que atraem os glóbulos brancos, e estes se agrupam na região traumatizada iniciando uma inflamação. Normalmente os glóbulos brancos comandam a inflamação de forma exagerada , como se houvesse uma infecção, o que vai destruindo mais células no local. A fitoterapia é uma opção que acelera a recuperação e alivia as dores.
Tratamentos Propostos : Segundo Dr. Degmar, usar: Arnica (Arnica montana), flores, uso interno só das diluições homeopáticas da tintura, uso externo da tintura, pomadas, etc. (pode ser substituída pela Erva-lanceta, folhas em início de florescimento, flores); Mil-em-ramas (Achillea millifolium) partes aéreas, uso int.. e ext.; Erva-de-santa maria (Chenopodium ambrosioides), planta toda pré-florida, uso int (com cuidado de doses altas). e ext. Segundo Teles, tem-se observado que a aplicação logo após o trauma de uma fina camada de látex retirado da planta: (Jatropha gossypiifolia), conhecido como pinhão-roxo ou merthiolate, além de promover uma boa assepcia do local, age também como anti inflamatório, diminuindo as lesões do trauma e promovendo uma recuperação dos tecidos lesados rapidamente.Segundo Dr Botsaris, a tradicional medicina Chinesa apresenta nestes casos o uso de um emplasto quente no local afetado, 3 vezes ao dia, após ter terminado aplicação com gelo [que deve ser nos primeiros momentos após o trauma]. O emplasto é feito com a decocção da seguinte fórmula modifica para plantas brasileiras, chamada: ZI RAN HU GU SAN, contendo as plantas e resinas: Pirita (Pyritum), 10 g; Pau-ferro, casca, 10 g; Arnica montana, flohas, 5 g; Mirra, resina, 5 g Cânfora, resina, 1 g Nos dias atuais, é possível enccontrar nas boas farmáceas, uma formação de um conjunto de plantas tendo como fundamental a SUCUPIRA, formulada como GEL, e embalada como pomada.que deve ser aplicada topicamente sobre a lesão e mantida coberta por cerca de seis horas. Ver e seguir a bula da formulação.
Dieta e Cuidados Recomendados : A principal abordagem é evitar os efeitos danosos da inflamação exagerada, e isto é obtido de maneira muito eficaz com o uso de gelo no local afetado, sendo ideal colocar gelo no hematoma por 3-6 horas. Alem do gelo, o repouso é fundamental para que o organismo possa fazer os reparos teciduais.

A principal abordagem é evitar os efeitos danosos da inflamação exagerada, e isto é obtido de maneira muito eficaz com o uso de gelo no local afetado, sendo ideal colocar gelo no hematoma por 3-6 horas. Alem do gelo, o repouso é fundamental para que o organismo possa fazer os reparos teciduais.