Afonia, rouquidão (diminui efeitos)-

Ausência da voz, geralmente provocada por estresse, choque térmico (água gelada), súbita emoção. Pode ser também sintoma inicial de tuberculose, bronquite, laringite, faringite, conhecida com nome de rouquidão , processos inflamatório da boca e faringe (gripe resfriado, etc.)

VER MAIS 

 

 

Sergundo Dirceu (dirceu@paz.org.br), Misturar 30 ml de Alecrim (Rosmarinus officinalis), infuso, com 20 ml de Cravo-da Índia, decocto, pingar 10 gotas na língua, 3 vezes ao dia. Tomar Afonia (tisana Dirceu ).

VER MAIS 

Planta indicada pela literatura: framboesa. Aplicar Unguento no pescoço de cima para baixo.Alfonsas Balbachas, As Plantas Curam, 1959, 7a Ed. indica: alcaçuz-da-europa, angélica, avenca, cainca, erva-dutra.

Abdalla: tomar suco de limão (de preferência limão-cravo) 3 vezes ao dia, preferencialmente sem açúcar.FRS: eliminar o açúcar branco, doces, confeitos, balas, chocolates, refrigerantes, bolos, chicletes e outras guloseimas. Evitar alimentos artificiais e enlatados e diminuir o consumo de carnes vermelhas, ovos e laticínios. Bebidas alcoólicas e geladas e o fumo devem ser deixados de lado por algum tempo. Recomenda-se consumir frutas da estação e alimentos integrais com verduras e legumes.

CROMOOMOTERAPIA: o raio azul é adstringente e anti-séptico. Controla o chakra laríngeo (da garganta) e é o mais indicado para casos de afonia ou rouquidão. O tratamento compreende: 1) tomar água irradiada com a luz azul (ou deixada ao sol em um copo de vidro azul) em goles pequenos.

VER MAIS 

2) irradiar luz azul sobre a garganta a cada meia hora. 3) respirar pela manhã mentalizando o ar da cor azul. 4) complementarmente, utiliza-se a cor amarela para alivio da dor seguida do prata cicatrizante. 5) consumir frutas e vegetais azuis como uvas, ameixas pretas, passas e mirtilo. AROMATERAPIA: essência de LIMÃO trata afecções da garganta, tonifica e desinfeta as mucosas. Deve ser usada em gargarejos (10 gotas em um copo de água). A essência de GENGIBRE é utilizada em gargarejos também (15 gotas em um copo de água, duas vezes ao dia).