PREVENÇÃO OBESIDADE: uso do ABACAXI

Substâncias

FIBRA (diminui a SACIEDADE); BROMELINA; ANTIOXIDANTE; ANTI-COLESTEROL; VITAMINAS, ÁCIDOS Orgânicos;


Efeitos

Especialistas garantem que o abacaxi previne a obesidade
Publicação: 26/07/2004  Madri, 25 de julho

(Agência EFE)

O abacaxi, com seu alto teor de fibras, sacia a fome, previne a prisão de ventre, normaliza a flora intestinal e evita a obesidade, segundo especialistas como o catedrático da Universidade Autônoma de Barcelona, August Corominas, a nutricionista Pilar Riobó e a dietista Blanca Galofre.

Corominas considera que a fibra presente no suco do abacaxi é muito recomendável para prevenir ou evitar a obesidade, já que torna a passagem dos alimentos pelo estômago mais lenta e produz uma sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos, segundo ela.

Também disse que a fruta, originária da América Central, contém uma enzima chamada bromelina, que atua como substituto dos sucos gástricos, melhora a digestão e destrói a camada de quitina que protege os parasitas intestinais, que são expulsos do organismo.

De acordo com Corominas, seu efeito depurativo, como diurético, tem o efeito benéfico de eliminar toxinas pela urina, e ajuda assim os que têm problemas de rim, bexiga e próstata.

Além disso, a ação antioxidante da fruta atua contra os radicais livres e, por isso, “combate as doenças crônicas e aumenta a longevidade de seus consumidores”, afirmou.

A doutora Pilar Riobó, chefe associada em Endocrinologia e Nutrição da Fundação Jiménez Díaz, acrescentou que a fibra do abacaxi evita a prisão de ventre porque regula o trânsito intestinal e elimina toxinas, ajudando “a manter o organismo limpo”.

Indicou ainda que as dietas ricas em fibra têm propriedades preventivas na aparição de certas doenças relacionadas a alguns tipos de câncer, como o de colo, o retal e o de mama. Além disso, diminui até dez por cento os níveis de colesterol e, em conseqüência, os riscos vasculares.

A especialistas em dietas Blanca Galofré indicou que o abacaxi tem uma grande proporção de vitaminas, sais minerais, ácidos orgânicos e fibra, fatores para o tratamento da obesidade, o que faz com que seja considerado um alimento importante para evitar esta doença.

Disse também que a fruta é uma arma muito eficaz para combater o excesso de peso associado à retenção de água, já que favorece a filtração e a eliminação de água ao fragmentar as proteínas e separar o tecido celular.

Galofré explicou que “nem sempre um aumento de peso significa um aumento de gordura”, e lembrou que “muitas vezes esta disfunção acontece por uma maior retenção de líquidos, que é combatida com o consumo da fruta ou do suco de abacaxi”.

Fonte: Agência EFE