Substâncias
MAIOR QUANTIDADE VITAMINA A (NAS PLANTAS); C e B; MAGNÉSIO, FERRO, AMINOÁCIDOS,
Efeitos
Pimentas dão sabor aos pratos e são nutritivas
Publicação: 10/05/2003
O que são as pimentas? Ervas, especiarias, vegetais, condimentos, decoração?
É tudo isso. Depois do sal, é o condimento mais utilizado no mundo e encontrado em quase todos os lugares atualmente.
Pimentas não são apenas boas mas também nutritivas.
Elas contêm mais vitamina A que qualquer outra planta e são excelente fonte de vitamina C e B. Elas possuem também quantidade significante de magnésio, ferro e aminoácidos.
As pimentas aumentam a taxa metabólica do organismo e este efeito térmico faz com que aproximadamente 6 gramas de pimenta queimem cerca de 45 calorias.
As pimentas são originárias das Américas e foi no tempo do Descobrimento que elas foram introduzidas no resto do mundo: Europa, Ásia e África. Os espanhóis e portugueses foram os primeiros, fora os nativos, que mantiveram contato com esta planta e daí em diante levaram para todos os lugares, adquirindo características e nomes próprios em cada um deles, fazendo parte de cada cultura. Os índios das Américas já utilizavam as pimentas de forma contínua em sua alimentação, os europeus iniciaram sua domesticação.
Os pontos “quentes” no mundo das comidas picantes são: México, Guatemala, a maior parte do Caribe e África, parte da América do Sul, Índia, Indonésia, Malásia, Coréia, Tailândia, sudoeste da China, os Bálcãs e América do Norte. A culinária é uma das mais características e menos complicadas expressões da cultura de um povo. Os nativos destas regiões quentes eram acostumados a comer comidas condimentadas e a nova planta foi logo bem vinda.
Pimentas
As pimentas pertencem ao gênero Capsicum, da mesma família da batata, tabaco, petúnia, entre outras. Ao longo dos anos as plantas foram sendo domesticadas e sua cor, sabor, tamanho e forma foram modificando-se pela seleção humana.
Sua ardência, única no reino vegetal, resulta da presença de um grupo de alcaloides específicos. Existem mais de vinte e cinco espécies conhecidas. A maneira mais correta de identificação são pelas flores e não pelo fruto. Seu nome varia muito em cada lugar onde é cultivada e a mesma planta pode receber vários nomes. Uma mesma planta pode sofrer alterações de acordo com o local, em solação, temperatura e umidade em que é plantada.
Fonte: Cruzeiro Net
No comments yet.