DIGESTÃO; GASTRITE; ÚLCERA; INTESTINOS; VESÍCULA BILIAR; FÍGADO

Substâncias

Problemas com a Digestão

Ingerir em excesso bebidas gasosas, álcool, café, alimentos gordurosos, chocolate e frituras; fazer refeições rápidas e fora de horários regulares; comer sem mastigar corretamente; uma dieta pobre em fibras; são altitudes que inevitavelmente irão ocasionar problemas digestivos.

GASTRITES E ÚLCERA
A formação de úlceras no estômago está associada à presença de uma bactéria denominada Heliobacter pylori. O desenvolvimento desta bactéria é inibido por antibiótico naturais produzidos por micro-organismos que inibem a formação de úlceras pépticas. Deve-se beber constantemente água gelada, excluir o açúcar e doces em geral, fazer pequenas refeições para manter o estômago sempre com um pouco de comida, principalmente com alimentos ricos em amido como batata, mandioca, batata-barôa, arroz, feijão, massas, bananas não muito maduras, cozidas ou cruas.

É aconselhável evitar alimentos ácidos como o tomate, laranja, abacaxi, cebola e alho, bem como pimentas, excessos de tempero e sal, o café e o álcool. Couve e repolhos crus, em forma de salada ou suco que contém mucilagem que quando ingeridas recobrem as paredes do estômago, protegendo-as da acidez, sendo por isso recomendados.
 INTESTINOS DESREGULADOS
A melhor dieta para regularizar o intestino consiste de alimentos ricos em fibras tais como vegetais, frutas, pipoca, cereais e massas integrais. Entretanto, a ingestão de fibras em excesso, sem que seja ingerido bastante líquido, resulta em um mau funcionamento do intestino, podendo inclusive provocar inflamações nas paredes dos mesmos
. Algumas frutas como laranja, ameixa-seca, mamão, abacate e mexirica contêm variadas substâncias que “soltam” o intestino. Quando ingeridas em excesso podem acarretar diarreia. Em contrapartida, goiaba, maçã e bana “prendem” o intestino.
Frutas não amadurecidas totalmente contém grandes quantidades de tanino, que prendem o intestino mas, quando ingeridas em grandes quantidades são tóxicas.  Estas frutas contém grandes quantidades de enzimas que auxiliam a digestão das proteínas, além de conterem fibras, que evitam a ocorrência de diverticulite.
VESÍCULA BILIAR
A ocorrência de cálculos biliares em pessoas vegetarianas é significativamente menor do que em pessoas que têm hábito de comer derivados de animais, ricos em colesterol.
Alimentos ricos em colesterol e cálcio ou peso corpóreo acima do ideal, são fatores importantes que predispõem à formação de cálculos biliares.
FÍGADO
Para uma boa atividade do fígado deve-se, basicamente, evitar o álcool, o fumo, os alimentos ricos em gordura e frituras. Pessoa que foram acometidas de hepatite, principalmente do tipo C, ou estejam com processo de cirrose, tem dificuldades em processar proteínas de origem animal e, portanto, devem evitar carnes brancas ou vermelhas, leite e derivados como queijos, creme de leite, iogurte e manteiga, além de ovos.Basicamente devem adotar uma alimentação tipicamente vegetariana, rica em carboidratos e fibras, com tofu, leite e carne de soja. Deve-se utilizar pouco sal, substituir condimentos industrializados e alimentos enlatados por similares caseiros e sem conservantes, utilizando preferencialmente o limão no lugar do vinagre.
Doenças hepáticas podem ser agravadas com acúmulo de ferro no fígado, sendo necessário, portanto, ingerir moderadamente alimentos ricos em ferro tais como feijão (principalmente o preto), cereais matinais fortificados com ferro, espinafre e couve. Recomenda-se evitar também alimentos preparados em panelas de ferro.


Efeitos

www.zoonews.com.br/guiaculinario