CORAÇÃO: hipertrofia cardíaca, para redução, usar fontes de COBRE

Substâncias

O cobre ajuda redução da hipertrofia cardíaca


Efeitos

 

Em um estudo, o cobre ajudou a reduzir um aumento prejudicial no tamanho do coração – chamado hipertrofia cardíaca – em ratos de laboratório. Os cientistas esperam que esse efeito também ocorra em humanos que têm a mesma condição. As descobertas, relatadas recentemente no Journal of Experimental Medicine (volume 204, páginas 657-666), representam a primeira vez que esse benefício relacionado ao cobre foi mostrado.

Um aumento no tamanho do coração pode estar relacionado ao afogamento; dor causada por uma diminuição na quantidade de sangue fornecida ao coração; e ritmos cardíacos anormais.

Todos os ratos do estudo tiveram aumento no tamanho do coração, mas houve uma melhora na condição nos ratos que consumiram o equivalente a três vezes a quantidade de cobre recomendada para a saúde humana. Embora o nível tenha sido alto, a dose foi, no entanto, inferior ao limite atual para o consumo de cobre, um nutriente essencial para a boa saúde.

Cientistas do Serviço de Pesquisa Agrícola (ARS) do Centro de Pesquisa em Nutrição Humana Grand Forks colaboraram no estudo, liderado por pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Louisville, em Kentucky.

Uma lista útil de alimentos que são boas fontes de cobre está disponível em: www.nal.usda.gov/fnic/foodcomp/Data/SR17/wtrank/wt_rank.html. Na linha “cobre”, clique na letra “W” na coluna – à direita – com o título em inglês “Classificar por conteúdo de nutrientes” (classifique com base no conteúdo de nutrientes).

Para obter mais detalhes, entre em contato com Gerald F. Combs, Jr. no 701-795-8456; USDA-ARS, Centro de Pesquisa de Nutrição Humana Grand Forks, Grand Forks, Dakota do Norte.