Câncer de mama- uso de Peixe, Linhaça [moída], Óleo de linhaça

Substâncias


Ácidos graxos ômega-3; lignanas; globulina

Ácidos graxos monoinsaturados: óleos vegetais, como no mesocarpo e endocarpo de frutos de palmeiras (como o açaí, tucumã e buriti), azeite de oliva, óleo de canola, oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas, etc.), abacate e amendoim. Ácidos graxos poli-insaturados: – EPA E DHA: peixes de água fria e no óleo de peixe. [ 1 de fev de 2013  ]
https://www.minhavida.com.br › alimentação › matérias

Nosso corpo não tem as enzimas para produzi-los e, portanto, temos de obtê-los a partir de nossa dieta. Se não os obtemos através da alimentação, ficamos sujeitos a desenvolver uma deficiência e adoecer. É por isso que eles são chamados de ácidos graxos “essenciais”.

No entanto, esses ácidos graxos são diferentes da maioria das outras gorduras. Eles não são simplesmente usados ​​para energia, são biologicamente ativos e têm papéis importantes em processos como a coagulação do sangue e a inflamação.

Um fato importante: ômega 3 e ômega 6 não têm os mesmos efeitos! O Ômega 6, embora seja um importante nutriente para o organismo, quando consumido em excesso e havendo um desequilíbrio com o ômega 3, acaba se tornando pró inflamatório, enquanto ômega 3 favorece a ação do sistema imunológico e têm um efeito anti-inflamatório.

A inflamação é essencial para a nossa sobrevivência pois ajuda a proteger o corpo contra infecções e lesões, mas também pode causar danos graves e contribuem para a doença quando a resposta inflamatória é inadequada ou excessiva.
Na verdade, o excesso de inflamação pode ser um dos principais condutores das doenças mais graves que tratamos hoje, incluindo doenças cardíacas, síndrome metabólica, diabetes, artrite, Alzheimer, muitos tipos de câncer, etc

5 de out de 2011 – Não basta ingerir ômegas 3 e 6, eles devem estar em equilíbrio em sua ..DIETA . No entanto, a preocupação atual vem sendo em relação à proporção do consumo entre  ÔMEGA… 6 e ômega 3 [de 1:1 chegando até 2:1 – sendo esses teores adequados … 1 – Escolher alimentos ricos em acido graxo ômega 3, como peixes …


Efeitos

Somado a uma alimentação em que o peixe se destaque, comer linhaça moída e suplementar a dieta com óleo de linhaça parece oferecer uma proteção significativa contra o câncer de mama por duas razões: a) o óleo de linhaça contém cerca de duas vezes o nível de ácidos graxos õmega-3 encontrado nos óleos de peixe, embora seja um ácido alfa-linileicode cadeia curta e não as gorduras de cadeia longa como EPA e DHA.
Dados obtidos a partir de biópsias de tecido adiposo das mamas de mulheres com câncer de mama na época do diagnóstico, comparadas com doenças benignas das mamas, indicaram que o risco relativo de câncer de mama para mulheres no nível mais alto de ácido alfa-linoleico do tecidos das mamas foi 64 % menor, comparado com aquelas no nível mais baixo. Em Outro estudo, quanto mais alto o nível de ácido alfa-linoleico no tecido da mama, menor a probabilidade de o câncer se espalhar para os nódulos linfáticos das axilas, ou ser invasivo.
B) além de conter altas doses do ácido alfa-linoleico, a linhaça (moída) e o óleo de linhaça, são as fontes mais abundantes de lignanas. Esses componentes são compostos fibrosos que podem se ligar aos receptores de estrogênio e interferir nos efeitos causadores do estrogênio sobre o tecido das mamas.
As lignanas também aumentam a produção de um composto conhecido como globulina de ligação de hormônios sexuais (SHBG). Essa proteína regula os níveis de estrogênio ao ajudar na eliminação do excesso de estrogênio do organismo. A linhaça moída traz mais benefícios nutricionais do que a semente inteira, isto porque a semente é muito dura, difícil de quebrar, mesmo com uma cuidadosa mastigação. O óleo de linhaça pode ser usado para temperar saladas ou passar no pão, misturado no iogurte ou no queijo cottage. Recomendamos uma a duas colheres de sopa de óleo de linhaça todos os dias. Não cozinhe com óleo de linhaça. O óleo de linhaça contém altos níveis de gordura polinsaturadas, que se oxidam no cozimento, o que pode ser nocivo para o coração. Jamais cozinhe com óleo de linhaça, use azeite de oliva ou óleo de canola. Compre óleo de linhaça em frascos pequenos e opacos e guarde-os sempre na geladeira. Alguns produtores acrescentam também antioxidantes, tais como vitamina E ou Alecrim (Rosmarinos officinalis) para protegê-lo ainda mais.