Câncer de mama -Peixes (principalmente de águas frias) ; Alimentos para EVITAR

Substâncias

Ácidos graxos ômega-3.
VERIFICAR RELAÇÃO COM ALIMENTOS A SEREM EVITADOS E COM ALIMENTOS A SEREM CONSUMIDOS PREFERENCIALMENTE:

Para avaliar todos os fatores de risco alimentares do câncer de mama, é extremamente importante examinar os dados de uma perspectiva global. Em um estudo realizado com uma extensa população multinacional, os investigadores exploraram dietas do mundo inteiro para determinar os componentes que mais afetam o risco de câncer de mama.

FATORES QUE PODEM AUMENTAR O RISCO:
Carne, gordura total, gorduras saturadas, laticínios, açúcar refinado, calorias totais, álcool.
FATORES QUE PODEM REDUZIR OS RISCOS:
Peixe, cereais integrais, soja e outros legumes, crucíferas, vegetais, nozes, frutas

Um dos fatores mais interessantes no estudo dessa população foi o enorme efeito protetor do consumo de peixe. Peixes (em particular os de água fria, como o salmão, a cavalinha, o linguado, e o arenque), que são ricos em ácidos graxos ômega-3. Esse grupo de gorduras (ômega-3), é muito útil no combate ao câncer especialmente o de mama.
Em contraste, os ácidos graxos õmega-6, encontrados na maioria dos produtos animais (assim como em óleos vegetais comuns, tais como o de milho, girassol, soja), estão associados com a promoção do câncer de mama.
Alimentos a serem evitados:
carnes grelhadas ou assadas na brasa em altas temperaturas, pois quando ela é assim preparada, a carne forma muitos carcinógenos potentes, inclusive peróxidos de lipídio tóxicos (sobretudo aqueles do ácido alfa-linileico) e aminas hetereocíclicas.
Esses compostos são extremamente nocivos para o tecido das mamas.
Pesquisa na Universidade da Carolina do Sul, encontraram que o risco relacionado com a carne bem passada versus a cozida ao ponto, ou malpassada, foi de 50-70 % maior no caso do hambúrguer e do bacon, e 220 % maior para os bifes. Esses resultados, somados a outras evidências, sugerem que evitar carnes bem passadas pode reduzir drasticamente o risco de câncer de mama.
(Drs. Murray, Birdsall, Pizzorno, Reilly. Como prevenir e tratar o câncer com Medicina Natural. 2005)