CIRCULAÇÃO

Receita 1:

CARNE COM LEGUMES (CIRCULAÇÃO)
Ingredientes:
800 g de contra filé picados em cubos
01 cebola grande
01 dente de alho
03 colheres de sopa de azeite de oliva
03 ramos de tomilho
01 colher sopa de farinha de trigo
1 ½ copo de vinho branco seco
1 ½ copo de caldo de carne
01 pimentão vermelho
01 pimentão amarelo
0 8 batatas médias
sal, pimenta do reino
Modo de fazer:
Descasque a cebola e o alho e pique em pedaços não muito pequenos. Em uma panela, aqueça o azeite, junte a carne e deixe dourar em fogo alto por 4 a 5 minutos, mexendo com uma colher de pau. Quando a carne estiver dourada de modo uniforme, acrescente o tempero preparado, os raminhos de tomilho e refogue por alguns instantes. Polvilhe tudo com farinha, mexa bem para que não forme grumos e regue com vinho. Dilua com o caldo de carne o molho que se formou, acerte o sal e a pimenta do reino e leve ao fogo. Ferver e em seguida, tampe a panela, reduza o fogo ao mínimo e deixe cozinhar por cerca de 1 hora, mexendo de vez em quando. Enquanto isso, limpe os pimentões, retirando as sementes e as nevuras e corte-os em pedaços pequenos. Descasque as batatas e corte-as em pedacinhos. Após o tempo indicado, junte os legumes preparados à carne, misture bem e acerte o sal e a pimenta do reino. Tampe a panela e cozinhe por mais 30 minutos ou até que as batatas fiquem tenras. Deixe o molho apurar e sirva.
Serve 06.
Fonte: Guia Culinário com Alimentos Funcionais – 101 receitas preventivas e terapêuticas – de Hércules Menezes & Eveline Bertola.

Receita 2:

BERINGELA RECHEADA (Circulação)
Ingredientes:

01 beringela grande
02 xícaras de chá de água
Sal a gosto
Recheio
02 colher de sopa de cebola picada
02 colher de sopa de margarina vegetal light
1/2 xícara chá de migalhas de pão integral
03 filés de sardinha
1/2 pimentão verde picado
01 lata de milho verde escorrido
Sal a gosto
Queijo ralado para polvilhar

Modo de fazer:

Corte a beringela ao meio no sentido do comprimento. Leve-a ao fogo numa panela com água e sal. Deixe cozinhar por 20 minutos ou até que a polpa amoleça demais. Tire da panela cuidadosamente e reserve. Em uma panela, doure a cebola na margarina vegetal light, junte as migalhas de pão, o sal, o pimentão, a sardinha, e a polpa da beringela. Misture bem, deixe refogar por 2 minutos. Recheie as duas metades da beringela com essa mistura. Coloque-as em refratário, polvilhe queijo ralado e leve ao forno médio aquecido a 180º C por 20 minutos para gratinar.

Serve 02.

Fonte: Guia Culinário com Alimentos Funcionais – 101 receitas preventivas e terapêuticas – de Hércules Menezes & Eveline Bertola.