CARNE BOVINA : DADOS NUTRICIONAIS

Receita 1:

SIC participa de Congresso de Nutrição e apresenta benefícios da carne bovina a médicos e nutricionistas
Publicação: 26/10/2004 

Esclarecer a população acerca da carne bovina, desfazendo mitos e estimulando o consumo. É esse o papel do Serviço de Informação da Carne (SIC), entidade que reúne representantes de todos os elos da cadeia produtiva. Durante o I Congresso Paulista de Nutrição Humana e o II Congresso Paulista de Nutrição Clínica, que ocorreu de 21 a 23 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, o SIC apresentou os benefícios da carne bovina a médicos e nutricionistas.

Uma representativa parcela desses profissionais recomenda que os pacientes deixem de consumir carne bovina para evitar problemas de saúde como doenças no coração ou mesmo em dietas de perda de peso. Informações como essa têm circulado há mais de 30 anos em diversos países. O trabalho do SIC é justamente tentar reverter essa tendência, orientando o consumo correto de carne e comprovando cientificamente que se trata de um alimento essencial que pode e deve ser consumido por todos.

A participação da entidade no congresso de nutrição, para o qual são esperados mais de 1.500 profissionais, contará com a distribuição de farto material informativo além da realização da palestra ministrada pela nutricionista do Comitê Técnico do SIC, Semíramis Martins Álvares Domene sobre “Os aspectos positivos do consumo de carne bovina”, no dia 23/10, a partir das 8h30.
Os benefícios a serem apresentados não são poucos: a carne é uma das maiores fontes de proteínas, vitaminas e minerais, como o ferro; a inclusão de carne vermelha magra na relação de alimentos permitidos aumenta a fidelidade às dietas, além de uma lista de benefícios para quem a consome como o fornecimento das quantidades necessárias de ferro para mulheres gestantes, a atuação no desenvolvimento corporal e cerebral de crianças e adolescentes e os benefícios para os atletas, ajudando a atingir o máximo de performance física e os hormônios em funcionamento e a prevenir doenças.

Todas essas informações possuem embasamento científico fornecido pelo Comitê Técnico do SIC, formado por médico cardiologista, médica veterinária, dentista, consultora gastronômica, nutricionista, engenheira de alimentos e zootecnistas.

Fonte: www.sic.org.br