Acônito

Nome Científico: Aconito napellus L.

Orgão da Planta:

 

FAMÍLIA
Ranunculaceae
NOME CIENTÍFICO
Aconitum napellus L
NOME POPULAR
Capacete-de-júpiter, capuz-de-frade, casco-de-júpiter, napelo. Acónito, anapelo, matalobos, nabillo del diablo, napelo (casteliano); aconite, blue rocket, true monkshood, wolfsbane (inglês); bachnag, mithazahar (hindú), casque de jupiter, (francês), ts’ao-wu, wu-t’ou (chinês), aconito (italiano).
PARTE TÓXICA
Toda a planta
PRINCÍPIO ATIVO
Alcaloides:Aconitina,mesaconitina, neopelina, hipaconitina, napelina e napelomina
SINTOMATOLOGIA
Entre os efeitos do acônito estão profundas alterações nos estados de consciência, o que o leva a ser uma erva bastante utilizada em rituais de deslocamento. A intoxicação num primeiro momento trás excitação geral, com parestesia nos lábios, língua e garganta por bloqueio do trigêmeo. Depois alterações gastrointestinais: diarreia, vômitos e sialorreia. Em uma segunda fase se produz hipotermia e paralisia dos músculos respiratórios e bloqueio dos centros nervosos cardiorrespiratórios, que pode conduzir a morte por asfixia em poucas horas. Os sintomas do envenenamento por sua causa são salivação excessiva, falta de ar, tremores e aceleração dos batimentos cardíacos.
 >>Apenas dez gramas da raiz constituem uma dose letal para o ser humano.<<
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
 É um tipo de planta perene, de baixo ou médio porte e pode atingir cerca de um metro de altura, com raízes tuberculosas, o seu caule ereto e as suas folhas alternas tripartidas e de forma irregular. Na parte superior do caule, forma-se um cacho floral ramificado, composto de flores de cor azul ou lilás, sendo mais raras de cor roxa ou de cor branca, zigomorfas, com a forma característica de elmo. O seu fruto é em um tipo de vesícula.
ORIGEM
Europa

Fontes:
jardimdamagia.blogspot.com.br
plantamed.com.br
pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Substância Tóxica:

Acotinina. Alcalóides em geral.

Ação Tóxica:

Em doses pequenas provoca angústia e vertigens; 10 g é uma dose mortal.www.bhnet.com.br/~pziviani/plantas.htm Ação tóxica principalmente sobre o sistema nervoso e sistema cardiorespiratório. [Dr. Degmar Ferro]