Goji

Nome cientifico: Lycium barbarum

Sinonímia: Goji, goji bagas estão entre os frutos mais valiosos.

Composição Química:

Eles contem uma quantidade considerável de carotenoides, flavonoides, vitaminas, minerais e outras substâncias. O mais típico e nejzkoumaněj  são, no entanto, polissacarídeos Lycium barbarum (LBP) – uma mistura única de polissacarídeos e proteoglicanos.


Dados para Cultivo

Propagação: sementes e mudas

Época de Plantio: verão chuvoso ou em outras épocas com irrigação

Época Colheita: período de frutificação


Informações Gerais

Contra Indicações:

Consultar seu médico para uso caso você tome anticoagulante ou antiplaquetário. Desaconselhado para mulheres grávidas ou em amamentação, Além de estados de diarreia, artrite, inflamação grave. Fonte:www.superdiet.fr [laboratório Super Diet-FR] constatou que goji extrato piorou danos no fígado de dano isquêmico experimental. Como um controle usado a vitamina C, danos no fígado com o mesmo protocolo foi significativamente restrito. Foi somente alguns poucos casos documentados de reações alérgicas tais como urticária, como erupções ou manchas. Os livros chineses sobre a medicina, orientam que  é aconselhável ter precaução com o uso de goji na gravidez. Ele também disse que não é aconselhável se você tiver usado goji na diarreia; , artrite ou inflamação grave. Para qualquer uma destas restrições não é dada uma razão racional (otterat2010glb ).

Valor Alimenticio:

Informação Nutricional Um pequena síntese do seu valor nutritivo: Contém 19 aminoácidos, incluindo 8 aminoácidos essenciais. Contém 21 minerais vestigiais, incluindo Germânio , com atividade anti-cancerígena, que é raro como fito-nutriente. Contém grande teor de proteínas. Contém o espectro completo de carotenoides antioxidantes, incluindo Beta-caroteno (em maior concentração que a cenoura) e zeaxantina (protetor dos olhos). O Goji é a maior fonte de carotenoides conhecida. Contém 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta. Contém Beta-Sisterol, fito-nutriente com função anti-inflamatória, que ajuda também a equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata. Contém ácidos gordos (ômega 3 e 6), que são necessários para síntese de hormonas e regula o funcionamento do cérebro e sistema nervoso. Contém Cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea. Contém Physalin, fito-nutriente usado nos transtornos da hepatite B. Contém Betaína, fito-nutriente usado pelo fígado para produzir colina. A betaína doa grupos metil, promovendo reações energéticas no corpo, ajuda a reduzir o nível de homocisteína, um fator de risco em problemas cardíacos, protege a célula ao nível de DNA. FONTE http://energia equilibrio.com/blog/novos-produtos/bagas-de-goji-o-que-e-o-goji-e-quais-os-seus-beneficios  http://mdemulher.abril.com.br/dieta/reportagem/dietas/goji-berry-novidade-ajuda-dieta-678828.shtml

Observações:

Esta planta apesar do seu uso secular em paises asiáticos ; ainda são sujeitos a argumentações contrárias

usos indicados >>
No fruto do Goji Berry estão presentes 11 nutrientes essenciais dentre eles: Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina C, Vitamina E, Vitamina B6, Potássio, Sódio, Fósforo, Magnésio, Cálcio, Ferro, Zinco, Cobre, Selênio. Ele também contém 18 aminoácidos (incluindo prolina, taurina, e betaína), polissacarídeos (LBP), Flavonóides, Fitoesteróis, Carotenóides (incluindo Beta-caroteno e Zeaxantina), e Ácidos Orgânicos: Ácido Cítrico, Ácido Málico, Ácido Fumárico, Ácido Palmítico, Ácido Linoleico e Ácido Mirístico.

Pela sua vasta composição de nutrientes e compostos bioativos, é possível classificar o Goji Berry como uma “super fruta”.

O Lycium barbarum polysaccharides (LBP), é o mais importante e o mais abundante composto presente nos frutos de Goji Berry. Sua composição inclui seis tipos de monossacarídeos, ácido galacturónico e 18 aminoácidos.

O segundo grupo de compostos bioativos no Goji são os Carotenóides (beta-caroteno, neoxantina, criptoxantina e zeaxantina), eles são responsáveis ​​pela cor característica laranja-vermelho do fruto. Porém, a zeaxantina é o carotenóide em maior concentração e o Goji Berry é considerado a melhor fonte natural de zeaxantina conhecido até agora.

A zeaxantina é um componente que parece essencial para a visão, pois, ela está concentrada na retina humana, podendo o seu consumo proteger contra a degeneração macular trazendo benefícios para a saúde da visão.

Por sua propriedade antioxidante, o Goji Berry foi avaliado na escala da Oxygen Radical Capacity (ORAC) como a fruta que possui capacidade antioxidante mais elevada, em segundo o Açaí e terceiro a Ameixa.
Fonte  https://www.natusvita.com.br/goji-berry

Contra indicação >

O Goji Berry possui algumas contra-indicações: crianças, lactentes, grávidas, pessoas em uso de medicamentos anticoagulantes, portadores de doenças sensíveis ao estrogênio e hemofílicos não devem consumir Goji Berry. Portadores de doenças crônicas ou em uso de medicamento devem consumir este produto sob orientação médica ou de um profissional nutricionista.

Lembrando que, as orientações são para o público saudável em geral, especificidades deverão ser tratadas individualmente, com profissional habilitado.
Fonte  https://www.natusvita.com.br/goji-berry

>>Para melhores esclarecimentos dessas ideias  antagônicas, ,  procurar na internet  argumentos do Dr Freitas (conhecido como Dr Nature )

 


Preparo e Conservação

Forma Conservação: na forma de passas de frutos secos no sol

Forma Preparo: seca de frutos em estufas de sol


Uso Medicinal

Uso Principal:

Benefício das bagas Goji:
Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade.
Promove a energia e bem-estar em geral
Protege contra doenças cardio-vasculares e inflamatórias
Fortifica e mantém um sistema imunitário  (imunatório) saudável
Alguns estudos apontam como tendo propriedades anti-cancerígenas
Combate a artrite
Baixa o colesterol
Equilibra os níveis de pressão do sangue
Ajuda no processo digestivo e na perda de peso
Melhora os níveis de insulina nos diabéticos
Melhora as cataratas, a visão turva e a audição
Fortalece e suporta a função saudável do fígado e dos rins
Fortalece os ossos e os tendões
Mantém um sistema nervoso saudável
Protege a pele dos danos causados pelo sol
Aumenta a líbido e o desempenho sexual
Promove a fertilidade
As Goji berries têm ainda a propriedade de o fazer rir e sorrir durante o dia todo. Por isso há quem lhes chame de happy berry ou smiling berry.
Como usar
Directamente do pacote, em misturas com outras frutas secas e/ou frescas, em batidos, mueslis [muses], chás (excelente para melhorar o sabor de alguns chás medicinais, mitigando o sabor adstringente ou amargo que muitas plantas têm). Também podem ser demolhadas e rehidratadas em água. Esta água é excelente para hidratar o corpo e pode ser usada como base para qualquer receita culinária.

Dosagem: quantidade razoável: 15 a 45 gramas diárias, ou seja, cerca de uma mão-cheia.FONTE
http://energiaemequilibrio.com/blog/novos-produtos/bagas-de-goji-o-que-e-o-goji-e-quais-os-seus-beneficios

http://mdemulher.abril.com.br/dieta/reportagem/dietas/goji-berry-novidade-ajuda-dieta-678828.shtml
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Dr Andrews Cavallieri declara outros usos do Goji :
Protege degeneração macular pela idade; reduz fadiga; fraqueza ;estresse; depressão; age no cérebro no Alzheimer; atua na tontura, e no zumbido do ouvido; é planta tônica muito indicada para idosos; protege o fígado; neuroprotetora; reduz pressão arterial; aumenta imunologia; previne infecções bacteriana; ante cancerígena; melhora visão e retina; protege degeneração macular; reduz fraqueza , depressão, estresse, atua no cérebro em casos de Alzheimer ; atua em casos de tontura e no zumbido do ouvido 

Uso Normal:

Na forma de passas dos frutos, recomenda-se consumir 20 a 30 gramas por dia [duas colheres de sopa preferencialmente pela manhã. Podemos mistura-las ao iogurte ou ao queijo branco, ou mesmo em sopas ou antepastos>.

Características:

O Goji tem sido a grande sensação dos últimos tempos, e são dados a conhecer a cada dia que passa mais estudos e estudos cada vez mais aprofundados sobre esse fruto maravilhoso.
Por isso queremos dar-vos a conhecer algumas das suas propriedades e usos.

Goji é a fruta da planta Lycium barbarum, proveniente dos Himalaia, (Norte da China e Tibete). Apresenta-se em forma de baga vermelha. O seu aspecto assemelha-se em muito à nossa conhecida uva passa.

Embora seja usado há milhares de anos na China, Tibete e Índia, tanto na alimentação como constituinte de fórmulas de fitoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, só começou a despertar o interesse da ciência ocidental, quando se começou a descobrir a sua qualidade nutritiva e o seu poder antioxidante. Produzidas nos altiplanos da Ningxia ou nos pés das grandes estepes da Mongólia interior,
Fonte: /energiaemequilibrio.com/blog/novos-produtos/bagas-de-goji-o-que-e-o-goji-e-quais-os-seus-beneficios
http://mdemulher.abril.com.br/dieta/reportagem/dietas/goji-berry-novidade-ajuda-dieta-678828.shtml

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