Damiana

Nome cientifico: Tunera ulmifolia L.

Sinonímia: Albina, chanana, erva damiana.
fonte: UFLA - Textos Acadêmicos -Pinto; Santiago, Lameira,

Composição Química:

Damianina, cafeina, ácido tânico, pepsina, tanino, resina, óleo essencial, princípios amargos.
fonte: UFLA – Textos Acadêmicos -Pinto; Santiago, Lameira,


Dados para Cultivo

Propagação: planta nativa, sementes

Espaçamento: planta nativa

Época de Plantio: planta nativa

Época Colheita: folha: período vegetativo (melhor antes florescimento), raiz: ano todo


Uso Medicinal

Uso Principal:

As folhas eram preparadas tradicionalmente em um chá que era usado por pessoas nativas da América Central e do Sul devido seus efeitos afrodisíacos. Os missionários espanhóis registaram primeiro que os índios mexicanos bebiam chá de Damiana misturado com açúcar para aumentar a potência sexual. Os Índios Azetecas usaram-na como remédio contra a impotência, os Maias usaram-na para o prazer, e foi bebida como chá curativo pelos índios da América do Sul.
Hoje em dia a damiana é usada para tratar condições que variam desde tosses e constipações a depressões. O suplemento da erva tem reputação de ajudar em doenças como: enfisema, frigidez, impotência, infertilidade, menopausa, Doença de Parkinson, PMS, inflamação da próstata, doença de Lou Gehrig, mas é mais utilizada para os órgãos reprodutivos de homens e mulheres.
http://www.protezon.com/ingredientes.asp

fonte: UFLA – Textos Acadêmicos -Pinto; Santiago, Lameira,

Uso Normal:

Usa-se a folha, em infusão, como emoliente, adstringente, na diabete, albulminúria, tônico geral, má digestão, dispepsia, leucorréia. Raiz, em decocto, como expectorante, incontinência urinária.

fonte: UFLA – Textos Acadêmicos -Pinto; Santiago, Lameira,

Características:

Tunera diffusa Willd tem o mesmo uso popular. Originária da Amazônia Brasileira, Maranhão, Sudeste do Brasil. Herbácea, sublenhosa, ramificada, 50 cm altura, folhas alternas, pecioladas, obovadas, nervuras salientes, 2 glândulas na base do limbo, inflorescências terminais em pequenos cachos com flores axiliares, crème e centro castanho, vistosas, fruto cápsulas globosa, 5 mm diâmetro, inúmeras sementes.
fonte: UFLA – Textos Acadêmicos -Pinto; Santiago, Lameira,
—————————————————-
A Damiana é um arbusto relativamente pequeno que produz flores pequenas e aromáticas. Floresce do início ao fim do verão e é seguido por frutas que provam muito semelhantemente a figos. É dito que o arbusto tem um odor um pouco como camomila ou Cannabis sativa, devido a um óleo presente na planta.
http://www.protezon.com/ingredientes.asp

Foto:

Foto 2:

Foto 3:

Foto 4: