Nome cientifico: Portulaca oleracea L.
Sinonímia (NO BRASIL, PELAS DIMENÇÕES TERRITORIAIS DO NOSSO PAIS, É NORMAL A REPETIÇÃO DE NOMES COMUNS DE PLANTAS TOTALMENTE DIFERENTES EM DIFERENTES PARTES DO PAIS): Erva-gorda, ora-pro-nobis, portulaca, caaponga, salada-de-negro, porcelana, verdolaga, beldroega-pequena, beldroega-vermelha, beldroega-da-horta, onze-horas, caaponga, bredo-de-porco,
Composição Química:
Sais minerais (rica em potássio nas formas de nitrato, cloreto e sulfato), vitaminas, ácido salicílico, derivados da catecolamina (noradrenalina, DOPA e dopamina em altas concentrações), fonte boa de ácido graxo omega-3. Ácido oxálico, sais de potássio (nitrato, cloreto e sulfato) (1% na planta fresca e 70% na planta seca), derivados da catecolamina (noradrenalina, DOPA e dopamina, em altas concentrações), ômega 3. [www.ciagri-usp.br]
Dados para Cultivo
Propagação: erva importada, mas agora expontânea, propagação por sementes.
Espaçamento: erva importada, mas agora expontânea; erva de brotação natura; errva daninha
Época de Plantio: erva importada, mas agora expontânea
Época Colheita: erva importada, mas se adaptou tão bem que agora é considerada espontânea [também chamada erroneamente de "erva daninha"]
Informações Gerais
Contra Indicações:
Botsaris: não indicada na gravidez, mas é utilizada em hemorragia pós parto
Valor Alimenticio:
É uma planta comestível na forma de salada, devendo-se consumir apenas as folhas e ramos tenros. As folhas são mucilaginosas; também é usada para alimentação de animais .
Uso Medicinal
Uso Principal:
Folhas com talos e sementes: afecções dos olhos na forma de colírio. Pode prevenir infartos e estimula sistema imunológico.
Botsaris indica: efeito hipoglicemiante (diabete); efeito no útero: erva tão efetiva quanto a droga ergometrina; sendo boa para tratar hipotonia uterina e sangramento pós-parto; efeito antifúngico: inibe crescimento de dermatomicoses (fungos da pele) [não é boa para Candida albicans]; efeito preventivo de gastroenterites: previne indução de shigeloses e salmoneloses por ingestão de água contaminada; previne na China surtos de diarreia bacteriana;
Uso Normal:
Cicatrizante; vermífuga; aleitamento materno na forma de salada. Planta toda: afecções do tivfígado, rins e bexiga, cálculos biliares, escorbuto. Folhas e caules: uso interno: azia, erisipela, afecções das vias urinárias, como antiinflamatória, diurética, vermífuga, antipirética, antibacteriana, disenteria infantil, enterite aguda, mastite, hemorróidas, depurativo; uso externo: queimaduras, úlceras, feridas,furunculos, favorece a cicatrização. Folhas: uso externo: nevralgias. Sementes: distúrbios menstruais, afecções das vias urinárias, verminoses. Como é rica em ácido graxo omega-3, pode ser considerada preventiva de infartos e ativa o sistema imunológico. Seu extrato aquoso tem efeito hipertensivo. Como tem derivados da catecolamina (Dopamina) pode ser usado para: Mal de Parkinson e outras patologias que atuam nos neurotransmissores.
www.ciagri.com.br: atua como diurética leve; anti-escorbútica; provoca suores (sudorífera); atua na diarreia da cólera; é depurativa; atua nas inflamações sendo emoliente; é anti-inflamatória; atua nas febres altas sendo antipirética (VAntipirético ou antitérmico (também pode ser chamado de febrífugo e antifebril) é um medicamento que previne ou reduz a febre, diminuindo a temperatura corporal que está acima do normal (acima de 37°C). Entretanto, eles não vão afetar a temperatura normal do corpo se uma pessoa que não tiver febre o ingerir. combate certas bactérias.
Uso Normal:
Bons resultados no tratamento da apendicite aguda: beldroega [herba portullacea] associada com dente-de-leão [herba taraxaci], melhoraram parâmetros clínicos e laboratoriais em 97% dos casos.
Características:
UFLA Pereira et al: Originária da China (aonde se tem registros com idade de 500 anos A.C.), Grécia e Europa, mas tão adaptada no Brasil que se tornou erva expontanea. É uma erva rasteira, com altura de até 30 cm, caule vermelho, carnoso e suculento, com muita água, folhas sem o pedúnculo, ovais, pequenas, sem pelos, flores amareladas, nascendo nas pontas dos ramos, com frutos pequenos na forma de cápsula, com sementes negras.
Foto:
Foto 2:
Foto 3:
No comments yet.