Batata-de-purga; (Ipú)

Nome cientifico: Operculina macrocarpa, Operculina alata ( Ham.) Urban

Sinonímia: Ipú (MG), jalapa-brasileira, jalapa-do-brasil, briônia-da-America, flor-de-quatro-horas, jalapa (SP), jalapa-branca, jalapa-de-lisboa, ruibarbo, ruibarbo-branco, purga-de-amaro-leite (GO).

Composição Química:

Contém fécula e 12% de resina glicosídica. Resina amarga contendo convulvulina, alcalóide semelhante a eiquitamina,


Dados para Cultivo

Propagação: planta nativa- sementes

Espaçamento: planta nativa

Época de Plantio: planta nativa (planta bianual)

Época Colheita: fécula da raiz, inverno, raiz fresca e seu látex , ano todo


Informações Gerais

Contra Indicações:

Em doses elevadas é venenosa, provocando fortes cólicas e diarreias intensas. A tintura obtida a partir da batata seca e triturada na proporção se 30-40% substitui a aguardente alemã. Segundo Dr. Brüning, é abortiva.


Uso Medicinal

Uso Principal:

Ajuda casos de intestino preguiçoso (prisão-de-ventre). A batata fresca, ralada com água, dada em jejum como depurativa, deixando a pele com bom aspecto.

Uso Normal:

Usadas há mais de 200 anos no nordeste brasileiro. Látex que exsuda dos ferimentos produzidos na raiz, evaporado e feito pílulas de resina, na asma juvenil, paralisias parciais resultado de acidente cardio-vascular AVC. Pode ser usado também como doce de batata feito da raiz. A fécula da raiz tem propriedades de purgativo sendo que em doses elevadas funciona como drástico e vermífugo. Ver contra indicação.

Características:

Operculina macrocarpa tem o mesmo uso medicinal de Operculina alata , diferindo desta por ter flor branca. Ambas são trepadeiras com aspecto ornamental, pois seus frutos depois de secos ficam com aspecto de flores secas, com 3-4 sementes pretas e duras, sendo que a Operculina macrocarpa é bianual, ou seja morre a cada 2 anos, com folhas palmatiformes, flores brancas e frutos arredondados. A Operculina alata é anual tendo folhas inteiras, flores amarelas e frutos de forma estrelada e mais escuros. Originária do Pará, Amapá, Maranhão, Ceará (Brasil)

Foto:

Foto 2:

Foto 3:

Foto 4: