Nome cientifico: Phalaris canariensis
Sinonímia (NO BRASIL, PELAS DIMENÇÕES TERRITORIAIS DO NOSSO PAIS, É NORMAL A REPETIÇÃO DE NOMES COMUNS DE PLANTAS TOTALMENTE DIFERENTES EM DIFERENTES PARTES DO PAIS): Phalaris aquatica Delile ex Boiss.
Phalaris avicularis Salisb.
Phalaris ovata Moench5
Castellano: alpiste (31), alpiste blanco, alpiste bravo (2), alpiste de pella, alpiste de pájaros, alpiste vanillo, alpistera (6), grano de Canarias (2), rabillo de cordero, rabos de cordero, triguera.(el número entre paréntesis indica las especies que tienen el mismo nombre en España)8
Fonte :wekpedia
Composição Química:
[www.canaryland.com.br]: Proteina:16,6 Carbohidratos: 49,0 Lipídeos: 6,4
Dados para Cultivo
Propagação: sementes
Espaçamento: semeadura à lanço
Época de Plantio: prim-verão, depende calor e umidade
Época Colheita: ano todo em áreas irrigadas, sementes
Informações Gerais
Valor Alimenticio:
Para ração de passarinhos é tradicional, pois pela sua composição de Proteínas, Carboidratos e Lipídeos é a que mais se aproxima das necessidades normais dos canários. A qualidade de sua Proteína, medida pelo balanço de aminoácidos e digestibilidade, é alta. O alpiste é essencial aos canários, e deve entrar na mistura de sementes com, pelo menos, 60% do total.
[www.canaryland.com.br]
Uso Medicinal
Uso Principal:
Sementes (ver receita própria): hipertensão arterial: Uso interno, tisana, (após fervura da água colocar 2 colheres de sopa de sementes junto com uma folha de chuchu em 1 litro de água. Ferver por 5 minutos). Beber 1/2 copo 3 vezes ao dia . Tomar suco de limão freqüentemente e chá de hortelã, diminuindo o sal, frituras, alimentos gordurosos, fazer pelo menos 4 dias por semana longas caminhadas, tomar enérgicas medidas anti-estresse. (ver receita específica Dirceu Abdalla)
Uso Normal:
Usar com chuchu para hipertensão. (ver receita neste site em Receitas)
Características:
Gramínea que se propaga por sementes que germinam com grande rapidez [3-5 dias em boas condições de calor e umidade].
Foto:
Foto 2:
No comments yet.