Prostatite; hiperplasia benigna da próstata=HBP (ajuda nos sintomas)

Plantas Relacionadas na Literatura : Abacaxi, Babosa, Batata, Cavalinha , Chapéu-de-couro , Damiana  Erva-baleeira , Infalível , Mangaba , Uva-ursi, .
Sintomas e Causas : Teles: É conhecida como hiperplasia benigna da próstata, diferenciando-se da hiperplasia proveniente de um crescimento tumoral (maligna). Prostatite ou inflamação da próstata é, de modo geral, uma infecção do trato urinário que se espalhou para a próstata.
Prostatite aguda A inflamação da próstata pode ocorrer em praticamente todas as idades. É frequentemente devida a infecção. Embora a cistite – uma infecção da urina que causa queimação e frequência – seja uma doença que mais comumente afeta as mulheres, esses sintomas podem ocorrer nos homens.
Os sintomas podem ser causados por uma infecção da próstata chamada prostatite aguda.
Ela pode provocar febre alta e fazer com que o paciente sinta-se bastante mal. Em homens idosos que também sofrem da HBP, qualquer sintoma prostático pode piorar e, às vezes, a prostatite causa retenção da urina. Beber muito líquido e repousar é muito importante enquanto os sintomas estão fortes. Evitar a atividade sexual talvez seja sensato, mas a maioria dos pacientes não tem essa disposição. Posteriormente, passado o período mais doloroso, o sexo frequente pode ajudar, pois cada ejaculação é uma oportunidade para limpar uma infecção remanescente. Raramente se desenvolve um abcesso. Este é tratado drenando-se o pus de uma operação muito semelhante à RTUP.
Prostatite crônica Esta pode levar a uma ocasional reativação dos sintomas da cistite ou causar mais dor crônica. Essa dor localiza-se no baixo abdômen, nos testículos, entre as pernas ou mesmo o ânus. A prostatite crônica pode ser muito difícil de se diagnosticar, uma vez que os sintomas que ela produz podem ser devidos a toda sorte de condições, não necessariamente envolvendo a próstata. Se forem causados por prostatite, a próstata pode estar dolorida ao exame físico.
O médico pode tentar fazer uma cultura bacteriana de amostra de líquido tirado da próstata massageando-a ou por uma amostra de sêmen. Algumas vezes a próstata está inflamada, mas não parece estar infectada por bactéria. A causa deste tipo de prostatite ainda não está bem esclarecida, mas os sintomas são às vezes melhorados com anti inflatórios tais como o ibuprofen ou indometacina – embora muitos outros medicamentos similares possam ser usados.
Prostatidínia Sintomas semelhantes aos da prostatite são causados por uma condição chamada prostatodínia. Isto provavelmente resulta de espamos do músculo na próstata e certamente muitos homens que sofrem disso podem ser ajudados pelos mesmos alfabloqueadores usados na HBP. Os problemas causados por espasmo muscular geralmente são agravados por ansiedade e stress e muitos homens costumam mesmo ligar seus sintomas a dificuldades no trabalho.
A própria preocupação em relação à condição pode agravá-la. Nessas condições ajuda bastante fazer um check-up da próstata para se despreocupar. É muito pouco comum que dor na próstata seja causada por câncer. Outras causas da prostatite lembre-se que a prostatite pode ser muito difícil de se diagnosticar e que seus sintomas não são muito específicos. Você pode ser encaminhado a um urologista para verificar se trata de uma prostatite. Se ele não encontrar nada, então você será encaminhado a um outro especialista para continuar a investigação dos seus sintomas.
Pontos Centrais A inflamação da próstata pode ser causada por infecção.
Fonte: Revista ISTOÉ – Guia da Saúde Familiar

Tratamentos Fitoterápicos Propostos

Tratamentos Propostos :
Segundo Dirceu (dirceu@paz.org.br), tomar a fórmula Prostatite (composto) ou as plantas: mangaba (planta específica para esta patologia) [Hancordia pubescensis], cavalinha [Equicetum arvense], salsaparrilha [Smilax officinalis], vassoura-do-campo {Sida campinifolia], babosa [Aloe arvorense], quebra-pedra [Pilantus niruri], cola-nota (cuidado pela toxidez), aveloz (cuidado pela causticidade). Indicação: Cavalinha (Equicetum arvense e outras), ver dados da planta neste site.
Específicas para esta patologia: Infalível (Batata-infalível), ver dados da planta; usar Salsaparilha (Smilax aspera), muito eficiente.
Nota: não se deve dar diurético forte para pacientes de próstata hipertrofiada (dilatada), pois assim faríamos o mesmo “sofrer mais pelo fato de estar com a urina parcialmente obstruida. No caso de preparados na forma aquosa usar: uma colher de sobremesa 3 vezes ao dia. No caso de usar na forma de cápsulas contendo pó seco e moído da mistura de plantas indicadas ou de uma planta, tomar 1 cápsula, 3 vezes ao dia, 15 minutos antes das refeições,”em estado de fome”, [prática que pode ser usada nas formulações aquosas] ou quando se fizer necessário.
Segundo Dr. Degmar: Palmito-selvagem, saw-palmeto (Sabal serrurata ou Serenoa repens), frutos ou bagas, 320 mg/ dia pó por 3 meses (inibição da dihidrotestosterona), Cana-do-brejo (Costus cuspidatus), planta toda; Jatobá (Hymenoea courbaril), casca do fruto, decocto; Aboboreira (Curcubita pepo), óleo da semente; Tuia (Thuya occidentalis), folhas, infuso; Figueira (Opuntia ficcus indica), Urtiga (Urtica dioica), folhas, infuso, decocto; Ipê-roxo (Tabebuia avellanedae) entrecasca, decocto, tintura; (Chimaphilla umbellata), D1(homeopatia), 2 gotas/kg/3 vezes/dia; Babosa (Aloe vera), gel mucilaginoso, uso interno com cuidado pela sua toxidez; Castanha-da-índia (Aescullus hipocastanum), alivia congestão prostática. Alfonsas Balbachas, As Plantas Curam, 1959, 7a Ediç. indica: limão, quebra-pedra.

 

Dieta e Cuidados Recomendados :  Evitar gordura animal e comer  sementes de cucurbitáceas (melão, melancias, abóbora, etc.), rica em zinco e ácidos graxos essenciais; dieta rica em fibras (alimentos integrais) e pobres em açúcar, conservantes. Não usar diurético forte para aumentar a micção pelo fato da próstata dilatada estar comprimindo o canal da uretra e dificultando a saída natural da urina, provocando um grande desconforto. 

Dieta e Cuidados Recomendados : Dieta recomendada durante o tratamento: cortar margarinas, manteigas, carne vermelha, frituras gerais, refrigerantes (mesmo diet e tipo cola), todo tipo de gordura mesmo chocolates, usar leite desnatado com aveia fina (Oat brean), 2 vezes ao dia.
—————————————————————————————
Ótima notícia para tratamento de próstata; desenvolvida por brasileiro jovem e gênio [estudante de medicina] com  uso de produtos naturais mas laboriatoriamente :
ver detalhes importantes em
>> ORIGEM DA NOTA NA INTERNET : 02/07/2021
]https://superprost.com/materia-premio-antonio-v2/?utm_source=tb-desk-camplb–PC–tb-desk-camplb–PC#tblciGiDJXgnrS-CXCXDa-eCHcET5vYsdYnfe4oB0jNCoEcIkxyDPpkkoj7WalcWaruTeAQ
—————————————————————————————
Teles : Dieta e Cuidados Recomendados : Usar tomate por ter licopeno; brocolis; repolho; couve-flor; azeite de oliva; e rabanete