Intestinos: anti-séptico (ajuda controlar diarreia; infecções intestinais) ]]}}

Plantas Relacionadas na Literatura : Anis estrelado [badiana] SF, Tanchagem; ++, .
Sintomas e Causas : Os intestinos frequentemente são contaminados por agentes patogênicos via de regra por contaminações alimentares. Estas contaminações podem desencadear infecções intestinais provocando diarréias (muitas vezes fortes que provocam até quadros de desidratação, particularmente perigosas nas crianças e idosos), dores abdominais, náuseas e vômitos, perda de peso, etc. Quando isto ocorre não devemos tentar impedir que o organismo expulse o material que provocou tal contaminação, contudo não devemos permitir que a diarreia fique muito forte e comprometa seriamente as funções intestinais e metabólicas. Assim, devemos saber quando a mesma passa de um acontecimento aceitável e quando agrava, precisando de recursos médicos para correta avaliação e proposta de tratamento. O uso de soro doméstico é uma boa conduta para evitar desidratação perigosa.
Tratamentos Propostos : Indicação especial (Dirceu): Alfavaca (Ocimum basilicum), uso interno, folhas, infuso (ver dados da planta); uso interno, folhas, ramos, decoto, infuso, tintura, cps em pó: Bálsamo-da-horta. No caso de preparados na forma aquosa usar: até 2 anos: 1 gota/kg; de 3 anos à 7 anos: uma colher de café; de 7 até 12 anos: uma colher de chá; mais de 12 anos : uma colher de sobremesa. Em todas as idades, usar 3 vezes ao dia. No caso de usar na forma de cápsulas contendo pó seco e moído da mistura de plantas indicadas ou de uma planta, tomar 1 cápsula, 3 vezes ao dia, 15 minutos antes das refeições,”em estado de fome”, [prática que pode ser usada nas formulações aquosas] ou quando se fizer necessário.Segundo Dirceu (dirceu@paz.com.br), uso interno, composto Dirceu: Enterorragia para casos de hemorragia intestinal infecçiosa. Nos casos de diarréia, uso interno, composto Dirceu: Adstringente ou as plantas: Angico e Barbatimão. Ver dados das plantas. A Literatura cita o broto de goiabeira como um forte adstringente, cortando rapidamente as disenterias (como já equacionado, as vezes não muito conveniente ), na forma de decocção, infuso, tintura,em uso interno. Depois que passar a fase mais forte da disenteria, uso oral da planta Espinheira-santa (Maytenus illicifolia), para ajudar a recompor a flora intestinal, pois a mesma promove ótimas condições no intestino para isto. Segundo Dirceu (dirceu@paz.com.br), uso interno, composto Dirceu: Enterorragia (ou as plantas em conjunto: goiabeira (folhas de brotos novos) e milirramas (ramos e folíolos) para casos de hemorragia intestinal infecçiosa. Nos casos de diarréia, uso interno, composto Dirceu:>> Adstringente ou as plantas: Angico, casca, goma; e Barbatimão (casca). Ver dados das plantas. A Literatura cita o broto de goiabeira como um forte adstringente, cortando rapidamente as disenterias, na forma de deococção, infuso, tintura, uso interno. Em casos de desenteria mais séria, procurar atendimento médico para avaliar correatamente a razão da diarréia, para o correto diagnóstico e proposta de terapia (na qual a fitoterapia pode ser uma opção válida pela sua eficiência e baixos efeitos colaterais adversos, principalmente nas crianças e idosos) Teles: todas as pessoas que criaram filhos e cuidaram de idosos, sabem perfeitamente o que é uma desenteria normal ou não, assim a decisão de levaro paciente ao médico deve ser conciênte e rápida !!!
Dieta e Cuidados Recomendados : Dieta recomendada durante o tratamento: cortar margarinas, manteigas, carne vermelha, frituras gerais, refrigerantes (mesmo diet e tipo cola), todo tipo de gordura mesmo chocolates, usar leite desnatado com aveia fina (Oat brean), 2 vezes ao dia.

Dieta recomendada durante o tratamento: cortar margarinas, manteigas, carne vermelha, frituras gerais, refrigerantes (mesmo diet e tipo cola), todo tipo de gordura mesmo chocolates, usar leite desnatado com aveia fina (Oat brean), 2 vezes ao dia.