Hemorragias externas (ajuda nos sintomas)

Plantas Relacionadas na Literatura : Angico-branco, Arnica-verdadeira, Bolsa de pastor , Elixir paregórico , Erva-botão , Salsa  .
Sintomas e Causas : Em acidentes envolvendo cortes da epiderme que lesionam veias e artérias, com algum porte, podemos ter uma hemorragia superficial acarretando grandes perdas de sangue que precisam ser evitadas.
Enquanto procura-se um pronto-socorro para avaliar a necessidade e efetuar a prática de pontos (ação cirúrgica) para interromper a perda de sangue, podemos usar compressas feitas com decoção de certas plantas que tem comprovadamente efeitos hemostáticos ou seja dificultam ou mesmo impedem a saída do sangue dos vasos lesionados.

Tratamentos Propostos : Desde a época das Gerras Helênicas, os soldados pelo uso de espadas, etc, usavam :
[Teles: as plantas: Milirramas (Achilea millifolium) e Catinga-de-mulata (Tanacetum vulgare) são as plantas que possuem boa indicação nas hemorragias internas e externas], ambas usadas em associação com Cavalinha (Equicetum arvense); deve-se fazer uma decoção com estas plantas, embeber um pano limpo, e comprimi-lo fortemente (o que também impede a saída do sangue) sobre a lesão, colocando mais solução a medida que o pano vai secando. Foram usadas estas plantas acompanhando os exércitos para evitar perdas de vidas por hemorragias por danos em combate.
O nome Achilleia vem em homenagem à Achiles, grande general. Ver dados em outras Hemorragias neste mesmo Site.
Segundo: Alimentos Saudáveis & Alimentos Perigosos – Reader´s Digest, o excesso de sangramento pode ser proveniente da deficiência de: vitamina K, e à coagulação anormal.