Fontes de: serotonina, melatonina, niacina [l-triptofano e 5-HTP]]; atuam na depressão

Plantas Relacionadas na Literatura : Chia , Lentilha , .
Sintomas e Causas : Precursor da serotonina, da melatonina e da niacina, o triptofano tem uma importância vital. Descoberto em 1901, é utilizado há várias dezenas de anos para aliviar a depressão, promover o sono ou ajudar a perder peso.
Inúmeros estudos mostraram o interesse e a eficácia do triptofano, nomeadamente: – para aumentar as concentrações de serotonina.
Esta desempenha um papel fundamental em múltiplas funções do organismo e, em particular, na depressão, na ansiedade, no humor e no controlo do apetite.
Por outro lado, não sendo a serotonina capaz de atravessar a barreira hemato-encefálica quando os seus níveis são insuficientes, apenas uma tomada de suplemento em triptofano ou em 5-HTTP, os seus dois precursores, permite elevar esses níveis de forma eficaz; – quando estão estressadas, deprimidas ou ansiosas, muitas pessoas consomem grandes quantidades de hidratos de carbono [massas. pães, chocolates. sucos doces, etc.]. Este mau hábito tem como consequências um aumento da serotonina cerebral e uma sensação temporária de bem-estar e de segurança, mas também um aumento das gorduras armazenadas. A tomada de suplemento de triptofano melhora o estado psicológico sem causar um aumento das gorduras armazenadas; – os primeiros estudos que utilizaram o triptofano para influenciar o humor datam dos anos cinquenta.
Em sujeitos que sofriam de depressão ligeira a moderada, a tomada de um suplemento de triptofano revelou-se eficaz e sem efeitos secundários; – o triptofano, associado ou não a uma fototerapia, é igualmente um tratamento eficaz para a desordem afetiva sazonal; em caso de insônia ligeira, o triptofano promove o sono e melhora a qualidade desse sono. O L-triptofano e o 5-HTTP são metabolizados em serotonina seguindo a mesma via metabólica.
Apesar disso, algumas pessoas reagem melhor a um suplemento de L-triptofano do que de 5-HTTP. Tal pode ter várias explicações: – com um suplemento de L-triptofano, o organismo conserva o controle da quantidade de serotonina produzida graças à enzima L-triptofano hidroxilase;
– com o 5-HTP, a produção de serotonina não é regulada, podendo uma parte entrar no intestino e provocar náuseas.
Por outro lado, como a serotonina não atravessa a barreira hemato-encefálica, a parte que se encontra fora do cérebro não será capaz de aí penetrar;
– em determinados sujeitos, determinadas doenças e, entre outras, uma depressão grave, podem bloquear a passagem do 5-HTTP através da barreira hemato-encefálica, o que não acontece com o L-triptofano; –
finalmente, o L-triptofano é um aminoácido essencial indispensável para o bom funcionamento do organismo e, nomeadamente, para a produção de niacina. FONTE:WWW.super-smart.eu

Tratamentos Fitoterápicos Propostos

existem na natureza, diversas plantas comestíveis que tem boas quantidades de L-triptofano, tais como o GRÃO-DE-BICO, usada há séculos pelos povos do Oriente em um prato denominado “homus”.
Ver mais dados em Suplementos nutritivos neste site

Contudo deve-se atentar que certos vegetais tem elevado teor de cálcio, mas também contém substâncias que impedem sua absorção (oxalatos), tais como: ruibarbo, sementes de gergelim, espinafre, folhas de beterraba, acelga.
O farelo e o arroz integral, contém o ácido fítico aumentam a excreção deste mineral (cálcio).